O mês de abril é muito especial para os seguidores da religião africana, pois é dedicado ao Orixá Ogum, um dos mais importantes na tradição yorubá. Ogum é o guerreiro, o protetor, o senhor das estradas e das batalhas. Ele é o responsável pela forja do ferro e pelo desenvolvimento da tecnologia.

No dia 23 de abril, comemora-se o Dia de Ogum, um momento para homenagear e pedir sua proteção e força. Nesse dia, muitos fiéis fazem oferendas, acendem velas e rezam em agradecimento e louvor ao Orixá.

Durante todo o mês de abril, é comum vermos imagens de Ogum enfeitando as casas e terreiros de candomblé, bem como ouvir músicas e cantos em sua homenagem. É um período de celebração, devoção e renovação espiritual para os seguidores da religião afro-brasileira.

Ogum: conheça a história e simbolismo do guerreiro dos orixás

O mês de abril é dedicado a Ogum, o dia do Orixá. Conheça a história e o simbolismo do guerreiro dos orixás.

Ogum é um dos orixás mais reverenciados no Brasil. Ele é o senhor da guerra, da tecnologia e da metalurgia. Na África, é conhecido como o deus do ferro e da guerra. É protetor dos ferreiros, dos caçadores e dos soldados. Sua energia é forte e guerreira, mas também é protetora.

A lenda conta que Ogum nasceu na cidade de Irê, na Nigéria. Sua mãe, Iemanjá, o abandonou logo após o nascimento. Ogum foi criado por seu avô materno, Orunmilá, que lhe ensinou a arte da metalurgia. Ogum se tornou um ferreiro habilidoso e suas armas eram as mais poderosas do reino.

Ogum é representado com uma espada na mão e um escudo no braço. Ele é o guerreiro destemido que luta pela justiça e pela paz. Sua cor é o azul e seu dia é terça-feira. Ogum é sincretizado com São Jorge, o santo católico que também é protetor dos guerreiros e dos soldados.

Na Umbanda e no Candomblé, Ogum é cultuado como um orixá de grande importância. Seu axé (energia) é forte e pode ser invocado para proteção, para abertura de caminhos e para a conquista da vitória. Seu culto é realizado com oferendas de flores, velas, charutos e bebidas.

Abril chega com a força de Ogum na umbanda: entenda a importância deste orixá

O mês de abril é considerado um mês especial na umbanda, pois é dedicado ao orixá Ogum. Ogum é conhecido como o guerreiro, o senhor da guerra, o protetor dos caminhos.

Ogum é um orixá muito importante na umbanda, pois ele é responsável por abrir caminhos, proteger as pessoas, lutar contra as injustiças e ajudar na conquista de objetivos. Ele é representado por uma espada, que simboliza a sua força e coragem.