O que é Mindfulness?

O que é Mindfulness?
Escrito por Paulo Rodrigues

A busca sobre o que é Mindfulness tem se tornado cada vez maior. A era em que estamos está repleta de estresse e sentimentos impulsivos, por isso é que uma técnica desse tipo acaba se tornando tão famosa com tanta rapidez.

O Mindfulness é uma técnica que serve para conscientizar cada um sobre o atual momento de sua vida e como extrair o máximo disso. Não é novidade ficarmos completamente perdidos diante do que sentimos, nestes casos essa prática é muito eficiente.

Se você quer saber os pontos mais importantes do Mindfulness, como o seu significado e sua origem, basta que você continue lendo para que tenha acesso às melhores informações.

O que é Mindfulness?

O Mindfulness é uma prática muito utilizada por pessoas que sofrem de muito estresse. Quem se enquadra nessa definição sabe que pode ser completamente desesperador viver em constantes picos de estresse.

Para aliviar os níveis de estresse sofridos por essas pessoas é que a prática do Mindfulness foi inventada. Ela vem para acalmar crises e até mesmo evitar que as próximas aconteçam.

A prática serve também como uma maneira simples de se concentrar, uma vez que o estresse pode afetar a capacidade de concentração.

Essa técnica consiste basicamente em uma maneira de meditação, podendo ela ser mais curta ou mais longa. O mais indicado é começar por algo mais simples e, com o passar do tempo, ir aumentando a carga de acordo com a capacidade de se concentrar com mais qualidade.

A origem do Mindfulness

Além de saber o que é o Mindfulness, é importante conhecer a sua origem. Existem duas teorias muito comentadas sobre as possíveis origens da prática: a religião e a psicologia.

Ainda que a meditação esteja realmente ligada à psicologia, ainda há quem sustente que só seria possível acessar esta prática tão poderosa por meio da religião. 

Ainda que as duas teorias sejam fortes e divididas, a que mais se sustenta é a de que o Mindfulness tem mesmo as suas raízes fundadas na psicologia, uma vez que as técnicas são capazes de ajudar inúmeros problemas relacionados ao estresse e à impulsividade.

Quais os benefícios de praticar o Mindfulness?

Por mais que os benefícios sejam muitos, precisamos pontuar os mais importantes. Se você é uma pessoa muito estressada, saiba que você deve dar atenção a este tópico.

O principal benefício da meditação Mindfulness é se livrar do estresse acumulado em dias e dias de rotina. Isso por si só já aumenta a nossa qualidade de vida e a nossa saúde, uma vez que o estresse é algo completamente nocivo para a nossa saúde mental.

Outro benefício é o aumento na concentração, melhorando a possibilidade de estudar, trabalhar e até mesmo tecer novas relações com pessoas que ainda não conhecemos. Quando não nos concentramos, dificilmente evoluímos.

Outra coisa muito positiva em relação à prática é o autoconhecimento. Enquanto realizamos a meditação, somos incentivados a percebermos o nosso corpo, a nossa respiração, o que nos cerca… isso pode ser um grande passo para que  nos conheçamos melhor.

mindfulness

Como praticar o Mindfulness

Como já dito anteriormente, para quem está começando, é muito melhor iniciar por algo um pouco mais simples. Trouxemos, com base nisso, uma maneira fácil e rápida de se fazer a primeira meditação, obtendo logo os primeiros resultados.

A prática é dividida em três passos:

1.Comece parando em meio a alguma atividade que estiver fazendo, respire fundo e passe a sentir a sua respiração, perceba como o seu corpo lida com isso. Foque apenas no ato de respirar, sinta os seus pulmões enchendo de ar e depois soltando isso de volta. Você deve fazer cada um dos passos por trinta segundos mais ou menos.

2.Foque toda a sua atenção em seu corpo, sinta tudo o que tiver direito. Se estiver com dor, sinta a dor. Se estiver se sentindo cansado(a), aprecie o seu cansaço. Você deve fazê-lo com toda a intensidade que puder.

3.Agora que já colocou atenção em sua respiração e em seu corpo, coloque toda a sua atenção em sua mente apenas. Sinta tudo o que puder, estresse, agitação, calma, alegria, tristeza… sinta tudo isso sem julgamentos e sem culpa. Apenas sinta e aceite as condições em que você se encontra.

Depois disso você conseguirá ter uma diminuição nos seus níveis se estresse, dessa maneira você conseguirá ficar muito mais relaxado(a), além de ter exercitado, é claro, a sua concentração.

Não tenha medo de começar a praticar o Mindfulness, só assim você poderá abandonar de fato das velhas práticas de cultivo do estresse em sua vida. Deixe de lado tudo aquilo que te tira do sério, assim você poderá viver uma vida muito mais feliz.

Não se julgue por sentir determinadas coisas, passe a descobrir em que momento essas sensações vem e a razão disso. Não há maneira melhor de resolver um problema, senão encontrando a sua raiz.

Também vai gostar de ler:

Agora que você já sabe o que é Mindfulness, use isso em sua vida para obter uma melhor concentração e encontrar a paz que você merece. Boa sorte!

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário