Ciganos da Umbanda

ciganos da umbanda
Escrito por Paulo Rodrigues

Os ciganos da umbanda são, em maioria, especulados de maneira desrespeitosas pelas outras pessoas, mas neste artigo viemos em busca de trazer um melhor conhecimento sobre essas pessoas, de maneira que isso se torne algo mais claro para os nossos leitores.

Poucas pessoas sabem, mas a cultura cigana não tem muito em comum a cultura africana, ainda que existam guias ciganos na religião da umbanda, o que deixa algumas pessoas um tanto quanto confusas.

Se você se interessa pelos ciganos, quer saber como reconhecer um, como começou a história desse povo e quais são as suas principais características, basta que você continue lendo, afinal, separamos o melhor conteúdo!

Quem são os ciganos?

As pessoas têm o equivocado hábito de levarem os ciganos da umbanda como um mito ou como algo fantasioso: isso está completamente errado. Cada povo tem a sua própria cultura, que por definição deve ser respeitada.

A verdade é que muito pouco se sabe geralmente sobre eles, na grande maioria dos casos. Ainda assim, buscar pelo conhecimento e se informar é essencial, afinal, quanto mais sabemos sobre um povo, mais aprendemos sobre a sua origem.

A grande maioria dos estudos históricos indicam que os ciganos tem raízes indianas, ainda que hajam algumas especulações sobre isso.

Eles não possuem uma religião muito bem estabelecida ou compreendida por que está fora da cultura. Por esse motivo foram perseguidos durante muito tempo pela igreja católica, sofrendo todos os tipos de preconceitos.

Os ciganos são povos nômades, ou seja, não vivem em um ponto fixo, em uma casa onde passam toda a vida. Vivem mudando de lugar, passando de cidade em cidade ou até mesmo de país em país. Isso não é uma regra, mas uma maioria.

Características dos ciganos

Muitas pessoas sentem um certo interesse em conhecerem melhor essas características, para que possam entender quando estiverem lidando com um cigano.

O ponto mais marcante é que eles, em maioria, vivem agrupados e em locais onde, para a nossa cultura, não é comum de se morar.

Os ciganos da umbanda podem morar em barracas em praças, em pequenas florestas, em lugares onde seja fácil criar m abrigo.

Eles deixaram de ter características físicas muito parecidas com as misturas e o passar do tempo, mas eles normalmente possuem a cor da pele mais escura, devido a constante exposição ao sol.

Eles ocupam cargos normalmente mais artístico no mercado de trabalho, podem ser desde malabaristas, músicos e até mesmo pintores. Muitos ganharam toda a vida fazendo isso, justamente por essa questão são considerados como um povo talentoso.

Ciganos da Umbanda

Nomes comuns de ciganos na umbanda

Muitos guias que evoluíram da carne humana, enquanto em vida eram ciganos. Ou seja, dentro da umbanda nós temos inúmeros ciganos, o que pode gerar um famoso plot twist na mente de quem acha que esses povos são separados

Eles são hoje em dia grandes praticantes da umbanda, uma coisa em nada afeta a outra. Separamos em uma lista alguns que marcaram a umbanda:

Sara

Sobre Sara existem muitas especulações devido a religião Cristã, mas ela é considerada uma das mais relevantes ciganas na umbanda. É conhecida por ter ajudado muitas mães que tinham dificuldade em engravidar.

Ramon

Ramon foi um homem cigano, que ocupou um lugar importante na umbanda. Ele é buscado pelo sucesso no comércio, pelo dinheiro e pela proteção diária dos homens bons.

Oferendas

Bom, nada melhor para conseguir agradar os ciganos da umbanda do que as oferendas. As oferendas deles são muito simples e não costumam custar muito dinheiro, mas se compensam na beleza, sem sombra de dúvidas.

Para fazê-las, basta que você esteja disposto(a) a fazer bem feito, dessa forma você já terá meio caminho andado.

>> Conheça simpatias citadas aquí!

Oferenda cigana para o amor

Materiais necessários:

  • Uma rosa vermelha
  • Um pedaço de melancia
  • Um punhado de açúcar
  • Mel
  • Uma vela vermelha

Modo de preparo:

Bom, como você pode notar, essa oferenda é muito simples de ser feita e muitos dos materiais você pode até mesmo ter em casa. Coloque isso tudo em uma cesta ou bacia, de modo que fique bonito visualmente. Deixe ao pé de uma árvore alta.

Cores dos ciganos

As cores representam muita coisa, é até por isso que sempre são vistos com artesanatos coloridos à venda usando roupas chamativas.

Suas principais cores são:

  • Azul,
  • verde,
  • amarelo,
  • vermelho.

Fundamentos ciganos na umbanda

Os fundamentos ciganos na religião são vários, tudo acaba se misturando e ficando um tanto quanto interligado de maneira interessante.

Os fundamentos são basicamente: ajudar o próximo sempre que for possível, respeitar a todos que te cercam e buscar a paz sobre todas as coisas. São seres de luz que nos auxiliam em nossa caminhada.

Oração dos ciganos

Essa oração é bastante conhecida e apreciada. Faça em qualquer dia semana e no horário que preferir, isso só depende de você.

“Traga-me força e coragem, como dás ao Povo Cigano teus protegidos. Nada se pode fazer em uma tenda cigana sem primeiro invocar teu nome, e eu invoco pelo meu pedido, Santa Sara Kali. … Que o Povo Cigano me traga riquezas, paz, amor e vitórias. Agora e sempre louvarei teu nome Santa Sara Kali e todo o PovoCigano.”

Os povos ciganos em muito tem a ver com o povo da umbanda, essa ligação é a prova de que não precisamos ser iguais para que possamos nos dar bem.

Também pode interessar:

Agora você já sabe mais sobre os ciganos da umbanda, continue lendo outras postagens em nosso blog.

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário