Oração do Pai-Nosso

Oração-Pai-Nosso
Escrito por Paulo Rodrigues

A oração do Pai-Nosso é, provavelmente, a oração mais conhecida e repetida entre os cristãos. Pode ser encontrada nos Evangelhos, especificamente em Mateus 6: 9-13 e Lucas 11: 2-4.

Com esta oração, Jesus ensinou seus discípulos a orar e marcou o caminho para o resto dos cristãos.

É uma oração que deve ser pronunciada sinceramente e com o coração. É importante que, ao pronunciá-lo, reconheçamos a grandeza de Deus e a necessidade de ele intervir em nossas vidas.

Mas, para entender o verdadeiro significado de nosso pai, precisamos compreender o que cada palavra significa, uma vez que conhecemos a profundidade da oração, poderemos recitá-la de coração.

Qual é a oração do Pai-Nosso?

Pai-Nosso que estais nos céus,
santificado seja o vosso nome,
venha a nós o vosso reino,
seja feita a vossa vontade
assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia dá nos hoje,
e perdoai-nos as nossas ofensas
assim como perdoamos
a quem nos tem ofendido,
e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do Mal.
Porque teu e o reino
e a glória para sempre.
Ámen

ANTECEDENTES DO PAI-NOSSO

Os homens primitivos começaram a divinizar os aspectos que não entendiam, tanto do mundo como da natureza, e começaram a ter deuses da chuva, vento, amor e muitos outros.

O judaísmo implicou um avanço para o seu tempo, em um contexto em que a maioria das culturas antigas professava politeísmo, já que resumiam todos os deuses em um desde a era abraâmica e deu lugar numa liturgia onde a oração era a maneira mais eficaz de abordagem à divindade.

Outros antecedentes remotos à Oração do Senhor são considerados a partir de teorias teológicas que ligam a doutrina do cristianismo a antigas crenças pagãs.

Como surgiu o Pai-Nosso?

A Oração do Senhor surgiu a pedido de um discípulo de Jesus. Ele viu seu Mestre orar e queria aprender com o próprio Jesus como o fazer bem.

A Oração do Senhor consiste em sete petições ao Pai misericordioso no céu. Os três primeiros pedidos são sobre Deus e como devemos servi-Lo. As últimas quatro petições colocam nossas necessidades humanas fundamentais diante de nosso Pai Celestial.

Proximidade entre Deus e nós

A oração começa reconhecendo uma união entre Deus e nós como seres terrenos, sugerindo a necessidade de se comunicar diretamente com ele, sem intermediários, nos mostra o caminho para falar com ele a qualquer momento.

Expressamos confiança em sua vontade

Expressamos a certeza e a segurança que queremos submeter à sua vontade, porque conhecemos sua misericórdia e bondade. Confiamos que ele sabe o que é melhor para nossas vidas e para toda a humanidade. Essa confiança enche os corações de paz.

Pedimos suporte diário

A oração pede que Deus seja capaz de suprir nossas necessidades básicas e específicas do dia, não luxos ou desejos. Nossos pedidos devem incluir as necessidades de nossos irmãos e de toda a humanidade. 
Tudo o que temos é pela graça de Deus, não vamos esquecer de ser humildes e agradecidos.

Pedimos perdão e nos examinamos

Pai-Nosso é uma oração em que nossos erros são reconhecidos e pedimos perdão a Deus. Somente ele nos perdoa completamente, restaura nossos corações e nos dá a oportunidade de um novo começo.

É precisamente agora e com essa atitude que devemos examinar nossos corações para ver qual é a nossa disposição de perdoar aqueles que cometeram ofensas contra nós.

Pedimos sua proteção e vitória

No final da oração, pedimos que ele nos liberte das tentações e do mal. De tudo o que, como seres humanos, podemos cair. Ele é quem pode nos salvar do inimigo e do maligno.

Partes do Oração Pai-Nosso?

A Oração do Senhor surgiu a pedido de um discípulo de Jesus. Ele viu seu Mestre orar e queria aprender com o próprio Jesus como o fazer bem.

A oração do Senhor é mais que uma oração, é um caminho que leva diretamente ao coração do Pai.
Os primeiros cristãos pronunciaram essa oração fundamental da Igreja, que é entregue a todos os cristãos no batismo, três vezes ao dia. 

Se você quer sentir o poder do Pai-Nosso, não ore de maneira mecânica, mas faça através dessa oração um diálogo entre você e o mundo espiritual.


Mais orações Poderosas:oracao

Quando estiver pronto para orar, faça-o cuidadosamente e sendo consciente de cada palavra.

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: contato@simpatiaspoderosas.info

Deixe um comentário