Creio em Deus Pai

creio em deus pai
Escrito por Paulo Rodrigues

A oração do creio em Deus Pai é muito conhecida, principalmente pelos católicos que, por muitas vezes, crescem já escutando essa prece e aprendendo sobre a importância da mesma na vida do ser humano.

A oração do credo, como também pode ser chamada em alguns lugares, é bastante tradicional e traz algumas versões diferentes, assim como a grande maioria das orações que temos hoje em dia, que não permanecem em uma versão única.

Se você já conhece essa oração e apenas está buscando relembrar, você está no lugar certo. Se você nunca teve contato com essa oração e deseja conhece-la, também! Continue lendo.

Creio em Deus Pai

A oração para Deus é um lindo instrumento de comunicação, fato é que muitas pessoas sentem dificuldades em orar, mas não deveriam, uma vez que no final das contas Deus sempre conhece o nosso coração em sua mais plena sinceridade.

Essa oração é um dos maiores elos de ligação entre os fiéis e Deus, afinal, quando afirmamos a nossa crença no pai, conseguimos ver tudo com muito mais clareza em nossa vida, em nossa mente e em nossas batalhas espirituais.

Essa oração é tão conhecida justamente por ser tão poderosa, e por ser tão capaz de estabelecer novas conexões com o mundo espiritual, conexões essas que, sem o credo seriam difíceis de conseguir.

Conheça a prece:

“Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso,

criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus,

nascido do Pai antes de todos os séculos;

Deus de Deus, Luz da Luz,

Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;

gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

Por ele todas as coisas foram feitas.

E por nós, homens, e para nossa  salvação, desceu dos céus

e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria,

e se fez homem.

Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos;

padeceu e foi sepultado.

Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras,

e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

E de novo há de vir, em sua glória,

para julgar os vivos e os mortos;  e o seu reino não terá fim.

Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida,

e procede do Pai e do Filho;

e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele falou pelos profetas.

Creio na Igreja, una, santa, católica e apóstolica.

Professo um só batismo para a remissão dos pecados.

E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há de vir.

Amém.”

Para Imprimir e compartilhar nas redes sociais

creio em deus pai para imprimir
Foto original

Essa oração é muito poderosa, essa é a versão mais tradicional da mesma, a mais utilizada na igreja católica, que é ensinada e repassada de pais para filhos, já há muito tempo.

Muitas pessoas levam essa oração como um hábito diário. Há quem faça a prece do credo antes de dormir ou logo depois de acordar, religiosamente todos os dias.

Ainda que esse seja um hábito bastante comum no nosso meio religioso, isso não é algo obrigatório. Você pode rezar o creio em Deus Pai quantas vezes julgar necessário, mais que isso ou menos que isso.

Se você tem uma rotina agitada demais e não pode fazer todos os dias, faça quando puder, contanto que o seu coração esteja sendo sincero dentro de todas as vezes que orar.

Creio em Deus Pai em latim

A origem dessa oração, assim como a grande maioria das orações da igreja católica, é vinda do latim. O latim não é utilizado mais na atualidade, mas muitas pessoas gostam de conhecer as orações nessa língua somente a título de curiosidade.

Nunca é tarde para se conectar com as suas raízes, esse tipo de aprendizado, além de ser superinteressante, pode acabar sendo bastante proveitoso para a sua saúde espiritual, que fica fortificada como consequência.

Agora, sem mais delongas, vamos para a oração:

“Credo in Deum, pater omnipotentuem,

Creatorem ceali e terrae

Et in Jesum Christium, Filium ejus unicum, Dominus Nostrum

Qui conceptus est de Spiritu Sancto

Natus ex Maria Virgine

Passus sub Pontio Pilato

Crucifixus, mortus, Et sepultus

Descendit ad infernos,

Tertia dia ressurexit a mortuis

Ascendit at caelos,

Sedet at dexteram Dei Patris omnipotentis

Inde venturus ET judicare vivos ET mortuos.

Credo in Spiritum Sanctus,

Sanctam Ecclesiam Catholicam,

Sanctorum Communionem,

Remissionem pecatorum,

Carnis ressurrectionem,

Vitam aeternam,

Amem.”

credo em latim
Foto original

Como o latim é considerado uma língua morta, dificilmente você será capaz de encontrar alguém que esteja apto à realizar essa oração, mas isso não é impossível.

Se você tiver interesse, você pode utilizar bons tradutores para isso, ainda que não haja muita garantia no que compete a pronúncia.

É importante conhecer a mesma oração das mais variadas formas, a nossa fé precisa ser sustentada diariamente para que não venha a desmoronar.

Creio em Deus Pai cantando

Como já disse anteriormente, a fé, para que esteja sempre em movimento, precisa de alguns reparos. Em muitos casos podemos reparar a nossa fé mudando o nosso modo de receber ou de reproduzir a oração, não há nada de errado nisso.

Muitas pessoas disponibilizam vídeos orando a oração, e consequentemente outras pessoas se contagiam pela oração musicada, que é algo muito eficaz, principalmente para quem deseja decorar as orações.

Se você é uma dessas pessoas, você pode e deve escutar a oração cantada, afinal, dessa maneira  você terá muito mais sucesso para se lembrar da oração completa.

Reza do credo cantada: 

Vídeo por: catequese liturgica

Você pode aprender a cantar e, toda vez que cantar estará orando. É uma maneira muito interativa e principalmente muito leve de se aprender uma oração.

É um bom método para ensinar o credo para as crianças, que com essa criatividade acabarão aprendendo e memorizando tudo com muito mais facilidade.

Como rezar o Creio em Deus Pai todo Poderoso

Para rezar o credo é muito simples, você deve, primeiramente, se manter na mais plena concentração. Há quem goste de rezar um pai nosso antes, você pode fazer isso.

Você deve, depois de se concentrar, ir orando em silêncio ou em voz alta, isso fica a seu critério. Ore profundamente e com muita fé, não deixe sobrar espaços para a dúvida em meio a sua oração.

Ore com toda a sua energia, não tenha medo de colocar todas a suas vibrações ali, afinal, isso é o que faz tudo valer a pena no final das contas.

A reza do credo é tão procurada por vários motivos. Quem é que não deseja se aproximar do Deus Pai todo poderoso? Pois é, com alguns minutos de oração você não só se aproximará do pai, mas fará com que ele se aproxime também de você.

Aprenda a orar com convicção, crie a sua rotina de oração e não deixe absolutamente NADA mudar isso. Você não precisa ter uma rotina maçante de orações para conhecer a face de deus, faça isso semanalmente se achar mais fácil.

Agora que você já conhece o creio em Deus Pai, coloque isso em prática e se torne muito mais amigo(a) de Deus!

Também pode interessar:

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário