Exu Capa Preta – Tudo Que Você Precisa Saber!

Exu Capa Negra
Escrito por Paulo Rodrigues

O Exu Capa Preta das almas é um dos símbolos da umbanda. Além de ser muito conhecida, essa linhagem de Exu é vista como muito polêmica, uma vez que grande parte das pessoas o encaram como uma entidade do mal.

Ele é bastante presente nas causas humanas e muitas pessoas morrem de medo de se comunicarem com esse Exu, afinal, a que se deve todo esse medo?!

As dúvidas surgem aos montes; se você quer saber mais sobre o Exu Capa Preta, desde a sua história até as suas características, então fique ligado(a) pois neste artigo você terá acesso a tudo o que precisa.

Quem é Exu Capa Preta das Almas?

O Capa Preta é uma  linhagem de Exu muito conhecida e muito temida. Essa entidade é ligada à escuridão, ao mistério, à noite.

Como o próprio nome já indica, ele aparece sempre usando uma capa preta e, às vezes, uma cartola. Ele se camufla muito facilmente durante a noite, você nem sequer perceberia a sua presença.

Ele é um dos grandes facilitadores da magia, com a sua ajuda é possível obter sucesso em todo o tipo de trabalho, desde os mais simples até os mais complexos.

Se você quer um Exu para te acompanhar em sua jornada com feitiços, saiba que esse pode ser o seu braço direito.

Mas não se engane, para ganhar o desprezo do Capa Preta é muito simples, ele preza pela justiça e pelo respeito à religião, se não quiser tê-lo como inimigo, nem pense em zombar do sagrado.

A lua é o símbolo de capa preta, uma vez que o seu momento do dia é a noite. A escuridão é o lugar mais propício para ele, nem preciso explicar porque!

Em razão de sua imensa ligação  com o escuro e com o mistério, essa linhagem de Exu é muito temida, afinal, aprendemos desde cedo que as coisas que se escondem na noite não são boas.

No entanto, esse é um espírito muito justo: não te fará mal algum completamente de graça.

História do Exu Capa Preta

o que faz Exu capa preta

Enquanto ser humano, popularmente acredita-se que Capa Preta fora um antigo padre da Igreja Católica, lá em suas raízes.

Além de padre, ele tinha em si um vasto conhecimento sobre a bruxaria, tendo sido considerado como bruxo posteriormente. Ele sabia tudo sobre a magia e também sobre a religião, esse conhecimento somado resultou em algo muito maior.

Ele tanto sabia, que pôde fazer coisas que nenhum outro bruxo até hoje conseguiu, não havia caso muito complexo para o Capa Preta, ele fazia de tudo com muita maestria.

No entanto, diferentemente do que  muitas pessoas pensam, ele não é um Exu do mal, muito pelo contrário, ele pode desfazer trabalhos pesados contra a nossa vida e até mesmo nos tirar da escuridão.

Até hoje ainda há quem o incorpore, ele traz sinais, avisos e tira dúvidas das pessoas, as consultas com ele são muito intensas e emocionantes.

Exu Capa Preta falanges

Cada falange de Exu te auxilia em uma causa. Existe a falange que cuida de causas amorosas como separação, volta e coisas do tipo, existe a falange que cuida na natureza e etc.

Essa falange nos auxilia a espantar a maldade de nossa vida e nos levar à luz, assim como também nos ajuda a ter mais conhecimento.

Se você sente que falta sabedoria em sua vida, então recorra a este Exu e ele te auxiliará com isso grandemente.

Exu Capa Preta das Encruzilhadas

O seu nome nos faz pensar que talvez seja o responsável pelos trabalhos feitos em encruzilhadas, mas não é bem assim.

Trabalhos a ele podem sim ser feitos nas encruzilhadas, mas ele atua na área da fartura e abundância, assim como do sucesso e oportunidades.

De nada adianta pedir para Exu Capa Preta separar casais ou afastar pessoas de sua  vida, essa não é a área dele.

Exu Capa Preta das Almas

O Exu das Almas nos auxilia a vencer doenças letais, passar por grandes dores ou dificuldades em nossa vida. Todos os tipos de males e doenças podem ser curados com a ajuda desse Exu.

Normalmente pessoas com doenças sérias, físicas ou psicológicas buscam pela providência dele. Existem casos milagrosos registrados por todo o Brasil.

Ponto Riscado Exu Capa Preta

O ponto riscado dessa entidade é um dos mais conhecidos. Pode ser falado ou cantado, mas nos centros costuma a ser entoado por vários seguidores da religião.

É um ponto forte deve ser feito com todo o respeito, afinal, Exu não é brincadeira.

Conheça o ponto riscado do Capa Preta:

“Tambor bateu a meia noite. meu corpo todo arrepiou. Saudei Exú na Encruzilhada Seu Capa Preta então chegou.

Com seu Punhal e sua cartola Seu Capa veio trabalhar. Vem desfazer toda demanda. E proteger este congá

Laroyê, Laroyê, Laroyê Pra Exú Já chegou Capa Preta afilhado de Omulu Laroyê, Laroyê, Laroyê pra Exú Guardião dos meus caminhos, enviado por Ogum.

ambor bateu a meia noite. meu corpo todo arrepiou. Saudei Exú na Encruzilhada Seu Capa Preta então chegou.

Com seu Punhal e sua cartola Seu Capa veio trabalhar. Vem desfazer toda demanda. E proteger este congá

Laroyê, Laroyê, Laroyê Pra Exú Já chegou Capa Preta afilhado de Omulu Laroyê, Laroyê, Laroyê pra Exú Guardião dos meus caminhos, enviado por Ogum.”

Oferenda para abertura de caminhos 

Quem é que não gosta de receber bons presentes? Essa é a maneira mais efetiva de se demonstrar carinho para alguém: dando o que a pessoa gosta como um gesto de respeito.

Para essa oferenda você deverá preparar dois bifes grandes bem temperados com tudo o que tiver de bom em sua casa. Faça-o acebolado. Tempere uma farofa com azeite de dendê e forre o fundo da tigela com isso. Por cima da farofa coloque os bifes.

Coloque duas velas pretas, uma de cada lado da tigela e leve até os pés da árvore mais alta que você puder encontrar.

Essa entidade é muito forte e muito importante. Tenha em mente que nada deve ser feito em tom de zombaria ou de descrença, ele é poderoso e não irá te poupar de toda a sua fúria.

Também pode interessa:

Agora que você já sabe o essencial sobre o Exu Capa Preta, basta que faça a sua prenda e peça o que precisar. Boa sorte!

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário