Exu Caveira e suas características

Exu Caveira
Escrito por Paulo Rodrigues

Principalmente os leigos, tem o costume de atrelar o nome do Exu Caveira a algo negativo, algo sombrio. A verdade é que os exus são poderosos, então tendem a intimidar aqueles que os temem.

Os exus podem te ajudar em sua vida de diversas formas diferentes. Retire fora de sua mente esta ideia de que o Exu Caveira é mau, isso é uma visão bastante ultrapassada.

Existem até algumas características do Exu Caveira umbanda que são interessantes de se notar. Vale muito a pena conhecer mais sobre esta entidade e sobre aquilo que ela é capaz de realizar. 

Quem foi Exu Caveira?

exu-caveira-quem é

Exu Caveira assim como a maioria dos orixás, esta entidade possui várias vertentes de sua história. Todas acabam desaguando em um mesmo rumo, então vale a pena conhecer a principal teoria.

Diferentemente dos orixás, acredita-se que Exu é humilde, de família humilde, que pouco tinha para se sustentar.

No entanto, aos poucos ele fora acumulando riquezas devido ao seu trabalho duro, se encontrando mais tarde em uma posição financeira muito melhor.

Na época desta história era necessário que os pretendentes oferecessem parte de sua riqueza para os pais das mulheres que desejassem se casar, e assim ele fez. Acumulou suas riquezas visando casar-se com a mulher pela qual ele era apaixonado.

A história tem sua reviravolta quando o irmão dele decide falar com o pai da moça, e então ganha a sua mão em casamento. Ainda que muito decepcionado, ele perdoa o seu irmão.

A aldeia de Próculo (Exu Caveira) foi atacada por uma outra, que muito embora fosse mais pobre, era muito mais numerosa. Isso aconteceu porque a aldeia vizinha desejava possuir todas as riquezas da aldeia de Próculo.

Devido a toda essa situação a aldeia dele se revolta e se une em fúria no intuito de destruir a aldeia que os atacou. Nesta jornada inúmeros inocentes acabam mortos, mas eles ainda assim não saem vitoriosos.

Estão em menor número, então são pouco a pouco aniquilados. Próculo acaba sendo queimado vivo, bem ao lado de seu irmão, aquele mesmo que casou-se com a mulher que ele tanto amava.

Devido a toda esta história, é necessário dizer que o Exu Caveira não anda só. O seu grupo possui outras quarenta e nove entidades, que unidos criam ainda mais força.

São todas entidades importantes, são homens e mulheres da mesma época que Próculo, que agora conseguiram alcançar este patamar no plano espiritual.

Características de Exu Caveira

Dentre todas as percepções sobre ele, a mais compartilhada é que este é um Exu zangado, sem doçura. A verdade é que ele é bastante sério, impondo todo o respeito que necessita.

Quem já frequentou ou frequenta terreiros, já deve saber o quão respeitado é o tal Exu Caveira. Para incorporá-lo é necessário pensar bem, e fazer tudo na hora certa e sem erros.

Devido a sua força é, também, um Exu muito bom para se recorrer, afinal, a força é usada de maneiras diferentes em cada situação. Só não se pode desrespeitar, assim como com qualquer orixá, por exemplo.

O que o Exu caveira faz na vida da pessoa

Bom, neste ponto depende daquilo que você está buscando. Quando num terreiro, por exemplo, algo de errado acontece e o ambiente fica tomado por aquele clima pesado, chamam Exu para limpar o ambiente.

Quando alguém falece e não consegue se desprender do plano físico, este exu também trabalha auxiliando na partida. Este é o principal ponto de atividade dele, é muito interessante.

No entanto, a fama de mau deste Exu Caveira não vem de graça, muito embora tenham uma visão bastante equivocada disso. Ele não irá fazer o mal de graça, somente se for desrespeitado ou tratado como piada.

Ele é um exu justiceiro, não tente enganar o Caveira, ele certamente irá atrapalhar todos os quesitos possíveis de sua vida, e até mesmo a sua morte!

Exu Caveira é mau?

Desta percepção é possível tirar uma valiosa lição. Os exus nada mais são do que seres humanos que conseguiram um caminho diferente no plano espiritual, então, como estamos realizando o nosso papel de humanos?

São somente entidades que acabam realizando as coisas da maneira como os seres humanos realizam. Tendem a trabalhar muito com a justiça, só fazem mal a quem faz o mal.

Não adianta plantar sementes de melão e esperar colher melancias. Colhemos exatamente o que plantamos, se você planta o bem, a gratidão e a bondade, certamente é isso que você colherá.

Não banque o bobo de desfazer-se a força de Exu, isso certamente se tornará um problema para você. Prefira manter o respeito e a harmonia, isso jamais irá lhe trazer algum mal.

Esta é uma lição valiosa, não só para lidar com entidades, mas com  qualquer tipo de ser. Quando preferimos ser gentis, isso só nós atrai mais gentileza. Quando damos respeito, só recebemos mais respeito.

Oração ao Exu Caveira

Estou enfermo, Senhor, preciso de sua ajuda verdadeira como Exú ou como doutor. Sei que sofreu muito em vida, sofreu pelos caminhos que passou da forte poeira ástrica somente osso lhe restou, mas é neste momento de muita dor e aflição que imploro sua proteção.
Cure-me de todos os males, Seu Caveira!

Por favor, sei que na sua morada não tem cumieira, mas tem uma forte porteira. Sabendo que o sal queima como o fogo, lançarei 7 pedras de sal numa fogueira e certo estarei de ficar curado de todo o mal, na fé de Exú Caveira.

Exu Caveirinha e Caveira é a mesma coisa?

Este exu é conhecido como exu caveirinha ou exu caveira. Mas ao contrário do que as pessoas pensam não é a mesma coisa. Este exu é uma linhagem e existam vários dentro desta linhagem.

Para encerrar…

Exu Caveira não é mau, deixe de espalhar este falso boato. Assim como nós, seres humanos, ele deseja que as coisas fluam corretamente, com a justiça funcionando sobre tudo.

Busque a amizade deste Exu, assim você não terá com o que se preocupar. Ele opera grandes coisas, e por mais que o seu foco não seja ele, ele tende a ajudar os que precisam em suas batalhas.

Não o escolha como inimigo, você não saberá como sair deste jogo. Mantenha todas as coisas construídas sobre o respeito, não somente para com ele mas para com qualquer ser humano ou entidade.

Deixe de lado os seus preconceitos contra o Exu Caveira, cada ser possui as suas características e isso é algo positivo. Plante respeito e colha harmonia, é assim que todas as coisas passam a funcionar.

Também pode interessar:

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário