Exu Veludo: Características, Ponto, Oferenda E Oração

exu veludo características
Escrito por Paulo Rodrigues

O Exu Veludo é muito importante na umbanda e no Candomblé. A sua fama se dá  por sua intensa história. Ele é convocado em causas específicas, como para tirar obstáculos dos caminhos de alguém ou até mesmo para desfazer trabalhos negativos.

É um ser muito prestigiado por sua fidelidade: ajuda aos que precisam sempre. É também muito forte e tem seus seguidores, que fazem o seu ponto sempre com muito carinho.

É o Exu da morte, acredita-se que ele ajuda as almas presas na terra a seguirem o seu caminho, o que quase nunca é uma tarefa fácil. Quer saber tudo sobre esse Exu? Então não deixe de ler todo o nosso artigo!

Quem é Exu Veludo?

É uma das linhagens de Exu mais ligadas à magia, a arte. É sempre muito atrelado a sexualidade e a conquista, dizem que nenhuma mulher pode resistir a ele.

Todos os que mexem com a magia pelo bem são amparados por este Exu, pois ele incentiva o estudo da religião e da magia sempre, então nunca deixa de estender a sua mão aos que tratam com respeito todas essas coisas.

Os inimigos deste Exu são todos aqueles que agem com desdém em relação à religião, a crença e a magia, para essas pessoas ele costuma não ser tão paciente ou agradável.

Prega pelo respeito e odeia a intolerância, para agradá-lo basta prezar pela justiça.

História do Exu Veludo

Ele era um forte africano, tinha a pele negra como a noite. Era belíssimo e sempre fora um verdadeiro conquistador.

Usava sempre belos adereços e acessórios, o que chamava muito a atenção das mulheres em geral, afinal, inspirava riqueza em sua aparência.

O nome de Exu Veludo se deve à sua bela  voz, o que ajudava ainda mais na arte da conquista, uma vez que sua voz era aveludada e muito masculina.

Reza a lenda que não havia mulher que resistisse a ele, porque tinha consigo essa luxuosidade, juntamente com o seu poder de atração.

exu veludo

Outros nomes dados a este Exu

Como era riquíssimo, usava sempre adereços de ouro e belos panos, por isso fora conhecido também como Cigano, sendo assim chamado até hoje por algumas pessoas.

Outro apelido muito atribuído a ele era Menino Veludo, porque desde muito jovem ele já tinha nas mãos muitas mulheres, que faziam de tudo para ter a sua companhia.

Exu do Oriente é o nome pelo qual ele mais tenha sido chamado, porque a sua origem era o oriente da África, trazendo até alguns traços indianos consigo.

Exu Veludo e sua companheira

Exu tem a sua companheira, essa está a sua altura. Ela é Maria Padilha das Sete Encruzilhadas, uma das mais conhecidas guias da umbanda e do candomblé.

Eles têm muito em comum, são os companheiros perfeitos. Padilha é fã de um bom luxo, o que Veludo tem de sobra. Ela é sedutora assim como ele, então formam uma bela dupla.

No entanto não se engane, Maria Padilha tem a sua individualidade. É muito forte e muito cheia de si, eles tem uma relação de parceria, andam juntos e um não está acima do outro.

Juntos formam um belo par pela magia,, pela religião e pelo respeito à mesma. São justiceiros aos que cometem crimes religiosos ou desrespeitam os orixás e guias.

Características dos filhos de Exu Veludo

Não podemos falar dessa poderosa entidade sem falar de seus filhos. A Terra está abarrotada deles e podemos reconhecer um de longe.

São pessoas acima de tudo muito fortes, tendem a passar por poucas e boas na vida mas nunca desistem daquilo que desejam.

São pessoas muito fieis e muito amorosas, são ótimas para se relacionar mas têm dificuldades em amar pessoas que sejam muito diferentes delas.

Tendem a ter uma espiritualidade muito desenvolvida, se comunicam com Deus e com os guias desde muito cedo, podendo até mesmo ter visões ou outros dons.

São pessoas que sentem as energias que estão ao redor com muita intensidade, têm dificuldade em estar em ambientes carregados de energias muito pesadas.

Tendem a amar aventuras, são destemidos e a morte soa como um passo a mais e não como um fim. São pessoas que entendem a linha da vida como ninguém.

Tendem a ser conquistadores natos, isso não requer somente beleza, mas o jeitinho necessário para conquistar qualquer um.

Tem belas vozes, como a do pai, podem ser cantores com facilidade, mas normalmente usam mesmo a voz para a sedução.

Ponto riscado Exu Veludo

Só quem já fez sabe a importância de um ponto riscado, o de Exu é o seguinte:

“Exu Veludo, 

Seu cabrito deu um berro

Arrebentou cerca de arame e estourou portão de ferro

Comigo ninguém pode mas eu posso com tudo

Na minha encruzilhada

Eu  me chamo Exu veludo!”

Oração de Exu Veludo

A oração para este Exu é muito forte, você pode fazê-la no intuito de quebrar feitiços maus feitos direcionados a você, ou só mesmo para saudá-lo e conhecê-lo. É sempre uma boa ideia.

A oração é a seguinte:

“Ninguém pode comigo, eu posso com tudo

Lá na encruzilhada ele é seu Exú Veludo!

Exú Veludo é um Exú muito lindo

Na banda e em qualquer lugar

Exú Veludo vem com seu marafo

Exú Veludo sabe o que faz!

cua cua cua cua ! cua cua cua cua!

Exú Veludo está na banda, Ele vem pra trabalhar!

cua cua cua cua, cua cua cua cua

Exú veludo está na banda, deixa ele curiar!

Laroyê! Exú Veludo!”

Oferenda para o Exu Veludo

Se você quer agradar este Exu, faça logo uma oferenda. Todos gostamos de ganhar presentes e mimos, com ele não seria diferente.

Lembre-se de que ele adora riquezas e poder, dê tudo o que tem de melhor em sua oferenda, afinal, ele merece boas coisas por sempre nos ajudar.

A oferenda é a seguinte:

Prepare uma farofa no capricho, com tudo o que tiver direito. Coloque em uma tigela de barro e ao lado deixe um copinho com cachaça. Ele se agradará. Coloque isso em uma encruzilhada e vá embora, ele ficará satisfeito.

Se quer ser amigo de Exu Veludo, saiba que isso não é difícil. Seja sempre respeitoso e honesto, ele não irá puni-lo a toa.

Faça tudo de coração aberto, desde o ponto até a oferenda, é isso que importa no final das contas, saiba sempre disso.

Também pode interessar:

Agora que você já sabe o suficiente sobre Exu Veludo, repasse o conhecimento!

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário