Exu Mirim: e suas principais características

Exu Mirim e mau
Escrito por Paulo Rodrigues

O Exu Mirim é uma destas entidades que está aí para auxiliar na hora de encontrar saídas para as nossas questões. Há quem insista em dizer que este é um mau orixá, mas não é assim que isso funciona.

Assim como a grande maioria das entidades, esta linhagem de Exu não aceita a falsidade e o desrespeito. Se você quiser um grande inimigo, aja desta forma.

Os orixás são conhecidos por agirem com base na justiça, dando a nós mais daquilo que nós damos aos outros. Se você planta desordem, você colhe desordem. Se você planta harmonia, você colhe harmonia,

Quem é o Exu Mirim?

Exu Mirim imagem

Bom, existem inúmeras características do Exu Mirim importantes sobre esta linhagem de Exu, mas este é um daqueles que vem para nos ajudar a colocar tudo em ordem, ao máximo possível.

Assim como o Exu Caveira, este também vem neutralizando as más intenções que nos rodeiam sem que percebamos. Esta é uma característica valiosa, já que nem todo mal é visível perante aos nossos olhos.

Diferente de algumas outras linhagens, este nunca foi carne e osso. É um ser realmente místico que nunca caminhou entre os homens. Ainda que nunca tenha sido assim tão próximo de nós, este tem um apreço especial às causas das pessoas.

As suas estatuetas e imagens mostram um “pequeno traquina”. O Exu Mirim tem este nome devido ao seu tamanho, ele é pequeno feito uma criança.

Ele possui chifres pequenos e em algumas estatuas ele aparece de cartola, algo bem comum na umbanda. Neste caso, tamanho não é documento, você não quer enfurecer este Exu.

Características do Exu Mirim

Devido ao seu tamanho, é normal que ele lembre bastante uma criança, até mesmo em seu comportamento agitado e cheio de energia. No entanto não se engane, ele não toma outra forma senão a sua, ele não virá até você em forma de criança.

Uma de suas oferendas mais comuns são doces ou até mesmo brinquedos, devido a sua forma pequena isso se torna algo bem fácil de se atrelar.

Este Exu é bastante travesso, gosta muito de pregar peças. Pode causar grandes confusões na vida daqueles que desejar, isso tudo sem um grande esforço.

Mesmo que goste de brincar com os que não simpatizem com ele, ele também gosta de ajudar os seres humanos em suas causas mais complexas. Eles acabam dando saídas mais simples para problemas grandes.

O Exu Mirim na umbanda é um verdadeiro justiceiro, não tem como enganá-lo. Se você faz o mal, isso certamente voltará para você na mesma proporção. Isso é um grande ensinamento, que quando levado a sério ajuda muito na nossa trilha de vida.

Para uma “boa convivência” com esta linhagem de Exu, basta que você saiba respeitar e se conectar quando for necessário. Não feche os seus olhos e ouvidos para aquilo que lhe for mostrado.

Pode ser um trabalho bastante interessante a parte de saber mais sobre os Orixás, afinal, isso nos ajuda bastante em nossa própria vida.

Os orixás são guias, então, por mais que tenham características fortes, eles terão sempre grandes propósitos. Eles, quando tratados da maneira certa, vem para nos ajudar nas questões humanas.

Se você está em uma daquelas situações que parecem não possuir saída, lembre-se do Exu Mirim quando encontrar uma solução inesperada, certamente ele estará ali te auxiliando nesta batalha.

Existe ainda muitos preconceitos referentes às religiões africanas, e isso não é diferente com a umbanda. Buscam demonizar a todo tempo os orixás, mas isso não pode continuar acontecendo.

Assim como os santos da Igreja Católica, os orixás e entidades fazem parte desta crença e devem ser respeitados.  É necessário ter em mente que alguns Exus já possuíram forma humana um dia, então trazem características comportamentais humanas.

Assim como todos os outros guias, este Exu aqui citado possui seus pontos negativos e positivos, que dependem da interpretação de quem lida com eles. 

Os guias, orixás e entidades são postos como maus simplesmente por darem mais do mesmo a quem faz as coisas. Repense as suas atitudes e você só terá coisas para agradecer no final das contas.

Também pode interessar: Exu Caveira

Este Exu é mesmo mau? O que ele faz?

Depende! Reveja todas as suas últimas atitudes como se isso fosse um filme em sua mente. Você tem feito coisas ruins? Tem semeado o mal e a intriga por onde passa? Se sim, você deve se preocupar.

Como já foi citado, este orixá é justiceiro, ele não te deixará fugir da reação de sua ação. Prefira pensar duas vezes antes de fazer o mal, desta maneira você não terá com que se preocupar.

Agora, se você tem feito somente o bem, usado da compaixão e da gentileza, este Exu estará lá por você. Quando você estiver em dúvidas sobre como agir, ele te ajudará a encontrar respostas, mesmo que sem que você perceba.

É necessário que saibamos como usar para o nosso benefício a disposição destes seres, isso pode ser extremamente eficiente em alguns casos. Deixe de tabu sobre o assunto e pesquise mais a fundo.

Para se aproximar deste orixá você pode praticar pequenas orações ou oferendas, ele certamente virá até você. Faça com confiança e sem medo, lembre-se de que ele adora pregar peças.

Há quem duvide de sua força devido ao seu tamanho, mas é bom lembrar e relembrar que estas coisas não estão, nem de longe, interligadas. Ele pode fazer muito, tanto a seu favor quanto contra você.

Exu Mirim nomes

Este Exu tem outros nomes, então caso veja por ai nomes como os que pode ler abaixo já sabe que é o mesmo. Veja:

  • Exu Mirim Caveirinha
  • Exu Mirim Brasinha
  • Exu Mirim Estradinha
  • Exu Mirim Para – Raio
  • Exu Mirim Caveirinha

Oração ao Exu Mirim

Exú Mirim, que em nome de Olorum, vosso mistério descomplique nossa existência e nossa compreensão. Vossa atuação se faz necessária em nossa vida. Nossa vida se faz no equilíbrio da criação. O equilíbrio na simplicidade dos fatos naturais. A simplicidade nas soluções. As soluções nas lições da vida. As complicações e obstáculos, o caminho para o merecimento. 

Portanto, amado Exú Mirim. Descomplique-nos para que possamos em nossa compreensão, achar nosso caminho de volta ao Pai mais facilmente. 

Amém. 

O Exu Mirim usa de sua disposição tanto para beneficiar quanto para punir. A sua relação com ele só depende de você, lembre-se disso antes de falar sobre as suas características!

Também pode interessar:

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário