O Exu Mirim é uma destas entidades que está aí para auxiliar na hora de encontrar saídas para as nossas questões. Há quem insista em dizer que este é um mau orixá, mas não é assim que isso funciona.

Assim como a grande maioria das entidades, esta linhagem de Exu não aceita a falsidade e o desrespeito. Se você quiser um grande inimigo, aja desta forma.

Os orixás são conhecidos por agirem com base na justiça, dando a nós mais daquilo que nós damos aos outros. Se você planta desordem, você colhe desordem. Se você planta harmonia, você colhe harmonia,

Quem é o Exu Mirim?

Exu Mirim imagem

Bom, existem inúmeras características do Exu Mirim importantes sobre esta linhagem de Exu, mas este é um daqueles que vem para nos ajudar a colocar tudo em ordem, ao máximo possível.

Assim como o Exu Caveira, este também vem neutralizando as más intenções que nos rodeiam sem que percebamos. Esta é uma característica valiosa, já que nem todo mal é visível perante aos nossos olhos.

Diferente de algumas outras linhagens, este nunca foi carne e osso. É um ser realmente místico que nunca caminhou entre os homens. Ainda que nunca tenha sido assim tão próximo de nós, este tem um apreço especial às causas das pessoas.

As suas estatuetas e imagens mostram um “pequeno traquina”. O Exu Mirim tem este nome devido ao seu tamanho, ele é pequeno feito uma criança.

Ele possui chifres pequenos e em algumas estatuas ele aparece de cartola, algo bem comum na umbanda. Neste caso, tamanho não é documento, você não quer enfurecer este Exu.

Características do Exu Mirim

Devido ao seu tamanho, é normal que ele lembre bastante uma criança, até mesmo em seu comportamento agitado e cheio de energia. No entanto não se engane, ele não toma outra forma senão a sua, ele não virá até você em forma de criança.

Uma de suas oferendas mais comuns são doces ou até mesmo brinquedos, devido a sua forma pequena isso se torna algo bem fácil de se atrelar.

Este Exu é bastante travesso, gosta muito de pregar peças. Pode causar grandes confusões na vida daqueles que desejar, isso tudo sem um grande esforço.

Mesmo que goste de brincar com os que não simpatizem com ele, ele também gosta de ajudar os seres humanos em suas causas mais complexas. Eles acabam dando saídas mais simples para problemas grandes.

O Exu Mirim na umbanda é um verdadeiro justiceiro, não tem como enganá-lo. Se você faz o mal, isso certamente voltará para você na mesma proporção. Isso é um grande ensinamento, que quando levado a sér