Exu das Sete Encruzilhadas

exu das sete encruzilhadas
Escrito por Paulo Rodrigues

O Exu das Sete Encruzilhadas é uma poderosa entidade da linhagem Exu, a grande maioria das pessoas já ouviu falar nele devido a sua imensa fama. É um grande ajudador dos seres humanos em várias causas diferentes, por toda parte escutamos seu nome.

Esse Exu possui uma bela história, foi um dos evoluídos. É ligado ao Exu Rei, e até por isso é tão poderoso, querido e prestigiado. É um Exu que preza pela proteção dos menos afortunados e pessoas sem lar.

Assim como a maioria dos exus e guias, essa falange tem as suas cores de preferência que são o preto e o vermelho. Agradar essa linhagem com coisas dessa cor é muito simples, não é necessário que seja nada muito elaborado.

Exu das Sete Encruzilhadas, sua História

Pelo que escutamos da história do Exu das 7 encruzilhadas, existem algumas diferentes versões sobre o rumo de sua vida,  mas a que mais escutamos é que ele era um homem do sul do Brasil, um gaúcho tradicional que deu a sua vida lutando na guerra da farroupilha.

Quando aparece a alguém, não fala muito de si em vida, mas conta tudo sobre o que vivenciou na guerra, se mostrando um líder nato daquela época. Foi um dos comandantes do seu lado da guerra, o que prova sua força e poder.

É sempre bem-humorado, preza por aqueles que tem pouco. É um bom homem que sempre estende a sua mão aos mais necessitados.

Exu Sete Encruzilhadas características

Assim como todos os Exus e entidades, essa linhagem também possui as suas próprias características. 

Alguns Exus são conhecidos por serem um tanto quanto vingativos e reservados, mas esses são exatamente o contrário. Esses são bem vistos por serem amigáveis e sempre muito protetores.

Quem já conheceu 7 Encruzilhadas diz que nunca o viu de mau humor, que sempre portava consigo uma energia boa, que contagiava a todos que estavam por perto.

É protetor e um homem bom, que raramente se vinga, a não ser que você seja uma má pessoa e vá contra os inocentes.

Falange do Exu 7 encruzilhadas

Todas as falanges de Exu são diferentes e contam com as suas próprias características que funcionam de formas diferentes.

Essa falange de Exu pode se apresentar como caboclos, pretos velhos e transcender a Exu Rei, são muito importantes.

Esses Exus são também responsáveis pelo encaminhamento da mensagem das oferendas dos vivos para as entidades, assim como a maioria dos Exus. Eles também protegem os seres humanos.

Exu Sete Encruzilhadas

Oferenda ao Exu

Todas as entidades gostam de receber oferendas, assim como todos os seres humanos apreciam bons presentes. A verdade é que essa é uma maneira linda e respeitosa de sempre ter o apreço da entidade para si.

As oferendas ao Exu das sete encruzilhadas são especialmente simples e fáceis de se realizar. Se você estiver disposto, você poderá ganhar muito da sua simpatia somente com algumas preces e com a ajuda das oferendas.

Como já citado acima, esse Exu é um amante das cores preto e vermelho, para começar, você pode simplesmente acender uma vela de cada cor e dedicar a ele, ele ficará lisonjeado.

Assim, como a vela, esse Exu também aprecia como presente os famosos colares de contas dessa cor. Você pode alternar entre preto e vermelho para que ele fique contente.

Depois disso, você pode também dar a ele um manto dessas duas cores, ele irá gostar, sem sombra de dúvidas.

Oferenda para abrir caminhos e vitórias

Como bom homem do sul, esse Exu em vida apreciava boas comidas. Para agradá-lo e para que ele se sinta inspirado a trazer fartura para a sua vida, nada melhor do que lhe preparar uma boa ceia, não é mesmo?

Pegue uma grande folha de bananeira e, nela, coloque uma farofa de dendê muito bem feita, e por cima dessa farofa dois bifes de fígado bem feitos e muito bem passados.

Nada de fazer a comida mal feita; você não obterá nenhum resultado dando pouco para Exu, dê tudo do melhor que você puder.

Depois de feito, coloque isso ao pé da árvore mais alta que você conseguir encontrar, aos poucos você verá a abundância tomando a sua vida.

Oferenda para dinheiro e prosperidade

Assim como a oferenda para abertura de caminhos, essa também tratará de sua prosperidade e vida financeira, te dando melhores condições de vida, como o esperado.

Essa simpatia é um pouco mais elaborada mas vale muito a pena. Você deverá ter em mãos uma banana, uma maçã, um mamão, uma pera e um pêssego. Pique tudo isso da maneira que preferir e coloque para descansar dentro de uma garrafa de cachaça.

Junto dos pedacinhos de fruta acrescente três paus de canela e um punhado de cravos da índia, a quantidade que quiser.

Depois, às 7:00 do dia seguinte, vá derramando um pouquinho de cachaça em cada encruzilhada, em partes de terra próximas a ela. Não pingue no asfalta e nem na areia, somente na terra.

Depois, na última encruzilhada, deixe a garrafa em pé e vá embora sem olhar para trás.

Oração de Exu das Sete Encruzilhadas

Ore com fé, você pode orar cantarolando enquanto faz as oferendas, nada te impede, é um lindo ponto para se rezar:

Odara é morador da encruzilhada
firma seu ponto com sete facas cruzadas!

Filho de Umbanda pede com fé
pra seu Sete Encruzilhadas que ele dá o que você quer!

Ô Sete, ô sete!
Ô Sete encruzilhadas
Firma ponto e presta conta
no romper da madrugada!

Salve o Exu das Sete Encruzilhadas!

Quanto mais fé você usar em suas orações e oferendas, com mais rapidez Exu irá atender ao seu pedido.

Faça tudo com bastante esperança na mudança, leve sempre a história de Exu como inspiração em sua vida.

Também pode interessar:

Agora que você já conhece o Exu das Sete Encruzilhadas, não perca tempo. Peça pela sua vida e pela sua prosperidade!

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário