O que é Wicca?

o que é Wicca
Escrito por Paulo Rodrigues

A magia é de extrema importância para a vida dos seres humanos, na atualidade, a Wicca é uma parte importante disso. Você deve estar se perguntando: “Mas o que é Wicca?!” não é mesmo? Pois é, a religião ainda não é tão conhecida assim, mas nós clarearemos todas as suas dúvidas em breve.

Se você é uma pessoa apegada à natureza e acredita que ela deve ser respeitada e tratada com importância sobre todos os efeitos, então saiba que você já pode caber dentro da visão Wiccana, afinal, esta é a base de tudo na religião, ainda que hajam, é claro, outras coisas.

Essa bela religião é ainda bastante jovem, mas tem cativado inúmeros adeptos de todas as partes do mundo. Se você quer saber mais sobre a Wicca, então continue lendo e encontre as respostas das suas perguntas.

O que é Wicca?

Wicca é a religião da Deusa! É a crença onde a natureza é celebrada em inúmeros rituais, onde a pureza e a bondade são incentivadas em todo momento.

Ainda que a visão do mundo em relação à bruxaria esteja completamente deturpada, não podemos nos esquecer da importância que isso tem, mesmo que indiretamente, na vida das pessoas.

Ainda que nem todos concordem em chamar a Wicca de Bruxaria, devemos ressaltar as fortes raízes  fundadas nisso, desde o início, nos primeiros registros da religião no mundo.

Ela é encarada, na verdade, como uma religião neopagã e não pagã como a grande maioria das pessoas pensam. Ela pode ser considerada como uma maneira atualizada de se praticar bruxaria.

Como surgiu a Wicca?

Para que possamos falar com propriedade sobre a Wicca, não podemos deixar de lado a História da Bruxaria. Como já se sabe, a mesma existe no mundo desde muito antes do Cristianismo, a bruxaria era vista como uma maneira agradável de conseguir proteção, fartura e saúde.

Desde lá a religião já prezava pela natureza, com rituais e cânticos eles celebravam as chuvas, as colheitas, os plantios e a caça. 

A grande questão é que, depois de bastante tempo uma nova religião surgiu: o Cristianismo. Junto com ele veio o enfraquecimento da bruxaria, ainda que esta fosse antes a maneira que as pessoas haviam encontrado de se comunicarem com o divino.

A religião da Deusa Mãe acabou sendo demonizada pelos Cristãos, mas resistiu e, no final das contas, acabou ganhando uma nova aparência e prática: a Wicca.

O que é a Wicca de Gerald Gardner?

Gerald Gardner desempenhou um importante papel na bruxaria, sendo considerado até hoje um dos grandes responsáveis pela sobrevivência da mesma no mundo.

Grande parte dos seguidores da religião sentem uma imensa admiração por Gardner, afinal, é dele o crédito por fazer com que a Wicca chegasse em mais pessoas, em mais lugares do mundo.

Wicca no Brasil

Muitas pessoas se perguntam se existe Wicca no Brasil, afinal, é bastante raro ouvir de algum morador do país que este é praticante da religião. Bom, por mais que isso não seja algum tão comum de se ver, sim, existe a possibilidade de participar da Wicca no Brasil!

A verdade é que não existem lugares certos ou errados, desde que haja respeito e vontade por parte de cada um, a religião pode ser praticada sem problemas.

É possível encontrar em algumas partes do país alguns discretos Covens, onde os seguidores da religião frequentam para aprenderem mais sobre os rituais e sobre as crenças.

Ainda assim, se você tem o desejo de participar e saber mais sobre isso, mas não conhece nenhum Coven em sua região, não há problema nenhum em fazer isso por conta própria, sendo assim um bruxo(a) solitário(a).

É claro que participando disso sozinho(a) você precisará do dobro de foco e determinação pra aprender, mas com alguma disciplina você pode chegar tão longe quanto qualquer participante de Coven.

Ritual Wicca

Se você não sabe o que é Wicca e pensa que os rituais são mirabolantes como os de filmes sobre bruxas, saiba que você está enganado.

A religião não tem absolutamente nada a ver com essa coisa completamente fantasiosa de bruxas voando em vassouras ou coisa do tipo. Lembre-se: a religião celebra a Deusa, a natureza, a proteção, o respeito… a grande maioria dos rituais acontecem acerca disso.

Um dos rituais mais comuns entre os iniciantes é o de proteção:

Enterre em um buraco em seu quintal uma foto de alguém que você queira proteger, pode ser uma pessoa ou um animal de estimação, por cima da foto deposite três folhas de louro. Faça uma oração com bastante sentimento pedindo à Deusa por proteção. Pronto!

Viu só? A Wicca nada tem a ver com essa visão demonizada e irreal que aprendemos a consumir durante a vida. Saiba que o conhecimento sobre a mesma pode te ajudar em muitas coisas, ainda que você jamais se torne um praticante.

Tratar a religião com respeito é imprescindível, assim como em qualquer outra. Por mais que isso não esteja enquadrado dentro da zona de conforto espiritual da maioria das pessoas, é sempre interessante ganhar confiança em mais uma maneira de se conectar com o divino.

Também vai gostar de ler:

Agora você já sabe, resumidamente, o que é Wicca. Não deixe de continuar pesquisando e assim encontrar novas definições e informações. Boa sorte!

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário