Conheça o Orixá Ogum e as suas principais características

ogum
Escrito por Paulo Rodrigues


Orixá Ogum é guerreiro, orixá do metal. Este é, sem sombra de dúvidas, um dos mais fortes seres, e consequentemente um dos mais temidos também.

Aqueles que necessitam de cuidado e proteção recorrem a Ogum Xoroque porque ele não abandona as suas batalhas. É um ótimo guia, tanto por conta de sua força quanto por conta de sua proteção.

Todos aqueles que já sabem um pouco mais sobre este Orixá dizem e repetem que, por mais destemido que você seja, você não irá querer encarar a fúria dele.

Orixá Ogum características

Ogum Xoroque representa a luta, a batalha. Somente por aí já é possível ter uma noção de sua força, sabedoria e segurança. É um Orixá que aprecia a justiça.

Ele não gosta de ser desafiado, e quando alguém procura a sua fúria, sempre acaba encontrando. É algo bastante forte em suas características, ele não deixa nada passar em branco.

Acredita-se que tudo o que veio do metal veio por causa de Ogum, então partindo daí já sabemos que grande parte do que temos hoje em dia, foi contribuição deste Orixá tão importante da Umbanda.

O Orixá Ogum também é conhecido por ser uma entidade bastante instintiva. Quando percebe que algo não vai bem, ele simplesmente toma as suas atitudes sobre isso sem pensar duas vezes.

Filhos de Ogum

Muitas pessoas ainda não sabem ao certo o que significa o termo “filhos de Ogum”, mas isso pode ser algo muito mais simples de se entender do que as pessoas imaginam.

É possível notar os filhos de Ogum devido a algumas características muito fortes que eles herdam do pai. Ainda que isso não seja uma regra, é a forma mais simples de identificar os filhos de cada orixá.

Os filhos de Ogum são muito conhecidos por serem brigões, não deixam nada passar batido. Além de tudo, costumam se estressar com muita facilidade, são pessoas de sangue quente.

Estas pessoas são as piores para se escolher como inimigos, você certamente será ganhado no cansaço. Tendem a ser pessoas muito fortes, tanto fisicamente quanto mentalmente.

Para estas pessoas, a palavra “impossível” não existe no dicionário. Gostam de um bom desafio e partem para ganhar. Não adianta bater boca, quando decidem algo, é muito difícil fazê-los mudarem de opinião.

Os filhos de Ogum no amor são até que bem desapegados. Demoram para confiar e se entregar, no entanto, quando isso acontece, são os melhores parceiros para se ter.

São extremamente cuidadosos, nem tente mexer com aqueles que eles amam. Assim como o Orixá Ogum, eles cuidam dos seus como se fossem sagrados.

Tendem a ser bons pais, esta é uma caraterística herdada do orixá, isso é algo visível. Protegem e brigam com unhas e dentes pelos seus filhos, tratando-os como prioridade sempre.

História de Ogum Xoroque

orixa-ogum

O Orixá Ogum é filho de Iemanjá e irmão de Exu. Sempre batalhou em guerras, por isso seu nome é de Orixá Guerreiro. Um dia partiu em luta, mas ainda não sabia ao certo quando iria retornar a sua aldeia.

Ele era muito querido em sua aldeia, então foi decidido que, em todos os anos, um dia seria guardado para Ogum enquanto ele estivesse em batalha. Todos realizariam Jejum e fariam silêncio.

Depois de anos de batalha, Ogum retorna a sua cidade machucado, cansado e com muita fome e sede. Ao adentrar a aldeia, espanta-se, tudo está deserto.

Bate a porta dos moradores da aldeia e não é atendido. Implora por água e comida e ninguém dá. Ele, enfurecido, começa a destruir a aldeia e todos os moradores presentes nela.

Exu vai até ele, na tentativa de acalmá-lo. O mesmo faz com que ele se lembre da promessa, e então ele compreende que aquele dia era o dia do silêncio e do jejum.

Ele se sente tão envergonhado que se enterra com sua espada, tornando-se assim o Orixá Ogum.

É uma história bastante forte, mas explica muito sobre as características deste orixá. Toda a sua raiva e toda a sua força, este é o orixá guerreiro.

Oração de Ogum

Quando comparamos com o catolicismo, Ogum é visto como São Jorge, então a oração é basicamente a mesma. Quando falamos sobre a oração de Ogum, é necessário ter em mente de que não existe uma só, são várias.

Dentre elas, a mais conhecida é:

“Ogum, meu Pai – Vencedor de demanda, poderoso guardião das Leis, chamá-lo de Pai é honra, esperança, é vida. Vós sois meu aliado no combate às minhas inferioridades. Mensageiro de Oxalá – Filho de OLORUN. Senhor, Vós sois o domador dos sentimentos espúrios, depurai com Vossa espada e lança, minha consciente e inconsciente baixeza de caráter.

Ogum, irmão, amigo e companheiro, continuai em Vossa ronda e na perseguição aos defeitos que nos assaltam a cada instante. Ogum, glorioso Orixá, reinai com Vossa falange de milhões de guerreiros vermelhos e mostrai por piedade o bom caminho para o nosso coração, consciência e espírito. Despedaçai, Ogum, os monstros que habitam nosso ser, expulsai-os da cidadela inferior.”

Oferendas para o Orixá Ogum

Esta é uma oração bastante poderosa, e quando somada a uma boa oferenda, é possível conseguir ótimos resultados em nossa vida.

Este é um orixá bastante simples que não pede muito em suas oferendas. Ele adora cerveja e frutos do mar, assim como manga.

Faça as suas oferendas e agradeça a Ogum por cada batalha ganha em nome dele. Não te faltará auxílio e força. Lembre-se de agradecer também ao seu irmão Exu pelo intermédio entre você e o Orixá.

O Orixá Ogum guerreiro é importante para a umbanda e para o candomblé. Trate com muito respeito esta entidade e tudo ocorrerá bem, seja grato e está feito.

Também pode Interessar:

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário