Orixá Oxóssi e suas características

Oxóssi e sua características
Escrito por Paulo Rodrigues

O Orixá Oxóssi é o Orixá da caça, da fartura. Ele representa a nossa ligação com a floresta, com a natureza e o mundo animal. É um orixá bastante poderoso, sem sombra de dúvidas.

Oxóssi na Umbanda vem para representar o aprendizado, a força do ensino e o impacto que isso pode acabar gerando na vida. Há quem diga que a caça é somente uma maneira mais simples de entender que, quando o orixá encontra o alvo com sua flecha, é quando encontra conhecimento.

Os caçadores das aldeias tinham antigamente o hábito de descobrir, durante as caçadas, novos terrenos habitáveis para suas tribos. Assim é Oxóssi, um orixá descobridor.

Características do Orixá Oxóssi

orixa Oxoossi

Oxóssi na Umbanda é representado por um caçador que segura em suas mãos um arco e flecha. Ele é quem não permite que falte alimento na mesa, dando sempre da sua caça aos que precisam.

Ele é o que cuida das pessoas que vivem na missão de sustentar os lares onde vivem. Ele é um orixá bondoso para aqueles que praticam o bem, nunca deixa de estender a sua mão aos que precisam.

Tudo o que faz parte da natureza está diretamente ligado ao Orixá Oxóssi, então já se pode imaginar o quão enfurecido ele fica ao ver pessoas praticando maldades contra a natureza.

É um Orixá extremamente forte, então não queira sentir o peso de sua mão. Quando respeitamos a natureza e tudo o que ela nos traz, acabamos por ganhar o respeito e o cuidado de Oxóssi.

Filhos de Oxóssi

É muito fácil perceber quem são os verdadeiros filhos de Oxóssi, estas pessoas acabam por herdar muitas características de seu pai, mesmo que isso não seja uma regra.

Os filhos de Oxóssi têm um bom humor de contagiar! São companhias muito agradáveis, dessas que não dá vontade de se despedir. São pessoas que topam qualquer passeio e têm sempre um lindo sorriso no rosto.

É difícil tirar estas pessoas do sério, mas se você o fizer, você com certeza sairá magoado da discussão. São pessoas que não sabem medir as palavras e acabam falando mais do que devem.

No entanto, os filhos de Oxóssi no amor são os melhores! São cuidadosos, carinhosos e pacientes. Não tente fazer nenhum mal para as pessoas que eles amam, se você o fizer eles irão se voltar contra você!

Por mais carinhosos e pacientes que sejam, se forem traídos jamais perdoarão. São pessoas que odeiam ser enganadas, então não adianta tentar levar mentiras a diante.

Os filhos de Oxóssi são bem fáceis de se conviver, basta usar da sinceridade, do respeito e do carinho. Eles certamente te devolverão aquilo que você lhes der, então pense em suas atitudes.

Oferendas para Oxóssi

Na hora de realizar oferendas, é sempre bom consultar antes alguém que já faça parte da Umbanda ou do Candomblé. Cada orixá tem as suas preferências, e isso não é diferente com Oxóssi.

O Orixá Oxóssi, por exemplo, não gosta de receber em suas oferendas mel de abelha, então prefere receber melaço de cana de açúcar, que é uma boa opção para substituir.

Oxóssi gosta bastante de cocos e melões bem doces, assim como vinho. Se você souber oferecer a coisa certa, você terá um ótimo retorno. Saiba o que pedir para este poderoso Orixá.

História de Oxóssi

O Orixá Oxóssi e Oxum apaixonaram-se, mas essa união jamais poderia ser aceita por Oxalá, pai de Oxóssi. No entanto, eles se amavam tão profundamente que simplesmente não conseguiam estar separados.

A vontade da companhia um do outro era tanta, que em um certo dia Oxóssi decidiu vestir-se de mulher para conseguir, então, visitar Oxum. Ele fora apresentado no palácio como amiga de Oxum.

Tudo corria bem, o plano parecia ter funcionado como o esperado. No entanto, num certo dia Oxum aparece grávida, desmascarando a história de que Oxóssi era somente uma amiga.

Oxalá se sentiu traído e furioso, e por ser o orixá mais poderoso, decidiu banir seu filho do palácio, além de transformá-lo em bissexual, por ter passado tanto tempo vestindo-se de mulher.

Oração para Oxóssi

Existem inúmeras possibilidades de oração para Oxóssi, muito embora algumas sejam bem mais famosas do que as outras. A principal e mais realizada é:

Meu pai Oxóssi!

Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o oxigênio necessário á manutenção de nossas vidas durante a passagem terrena, inundai os nossos organismos coma vossas energia, para curar de nossos males!

Vós que sois o protetor dos caboclos, dai-lhes a vossa força, para que possam nos transmitir toda a pujança, a coragem necessária pra suportarmos as dificuldades a serem superadas!

Dai-nos paz de espírito, a sabedoria para que possamos compreender a perdoar aqueles que procuram nossos Centros, nosso guias, nossos protetores, apenas por simples curiosidade, sem trazerem dentro de si um mínimo da fé.

Dai-nos paciências para suportarmos aqueles que se julgam os únicos com problemas e desejam merecer das entidades todo o tempo e atenção possível, esquecendo-se de outros irmãos mais necessitados!

Dai-nos tranqüilidade para superarmos todas as ingratidões, todas as calúnias!

Dai-nos coragem para transmitir uma palavra de alento e conforto aqueles que sofrem de enfermidades para quais, na matéria, não há cura!

Dai-nos, enfim, a fossa proteção e a certeza de que quando um caboclo, num gesto de humildade, baixar até nós, ali estará a vossa vibração!


Com boas orações, oferendas e respeito a natureza, você certamente conseguirá conquistar o bem querer de Oxóssi. Este é um orixá muito bondoso, peça a ele o que você sentir que falta em sua vida.

Ele ajuda em causas difíceis e também ajuda aqueles que estão passando necessidade. Lembre-se de orar com fé e agradecer a Exu por levar a sua oração e sua oferta até o orixá.

O Orixá Oxóssi é um ótimo guia, pratique o respeito e você conseguirá ver as melhoras em sua vida. Não tenha medo de orar e ofertar, este é um ótimo orixá para se começar a conhecer.

Também pode interessar:

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário

×
Christin quer te falar