Exu Bará, Quem é? Tudo que precisa saber!

Exu Bará
Escrito por Paulo Rodrigues

Exu Bará, conhecido como o primeiro orixá segundo algumas crenças da umbanda, é um dos clássicos da religião, não se pode esquecer dele. Desempenhou  e ainda desempenha um papel muito importante, vale a pena saber mais sobre ele.

Por ser tão conhecido, esta entidade tem muitas lendas envolvendo o seu nome. Se você quer saber tudo sobre ele, saiba que você chegou ao lugar certo. Te contaremos tudo o que é relevante sobre ele, fique ligado(a).

Continue lendo e saiba tudo sobre esta entidade da umbanda!

Qualidades de Exu Bará

Ele tem muitas qualidades, ele leva os pedidos dos seres humanos aos orixás. As maiores oferendas feitas para ele são no intuito de abrir caminhos, uma vez que sem a permissão dele isso simplesmente não acontece.

Sem a ajuda deste Exu nós não conseguimos conquistar os nossos sonhos, fazemos tudo o que podemos mas permanecemos estagnados sempre no mesmo lugar.

Ganhar a inimizade deste Exu é bastante difícil, não só porque ele é muito tranquilo, mas também porque ele não é um grande justiceiro. Ainda assim é importantíssimo respeitá-lo, afinal, ele tem poder o suficiente para se vingar caso queira.

É muito conhecido também pelos seus dons no convencimento, não há nada que ele não possa conseguir com alguma conversa.

Ainda que seja muito bom e muito amigo, Exu Bará não tolera que falem mal da religião ou da magia.

Saudação de Exu Bará

A saudação de um Exu é muito importante, vale a pena conhecer a saudação de cada um, assim será possível saudá-los em caso de necessidade.

São saudações muito simples em maioria, além de serem também muito curtas. Conheça a saudação de Exu:

Exu é Mojubá: Exu, a vós meu respeito!”

Você pode fazê-la no momento que achar mais interessante, pode ser durante uma oferenda, quando sentir a presença da entidade ou só mesmo para se habituar, escolha a situação que melhor lhe soa.

exu bara

Oferendas a Exu Bará da Rua

Pense bem antes de realizar uma oferenda para qualquer Exu ou Orixá. Você precisa ter alguma noção de como isso funciona, assim poderá fazer oferendas elaboradas.

Se você já conhece a religião e sabe como fazer isso, aposte nessa oferenda para obter uma abertura de caminhos em sua vida, como um novo emprego, uma nova oportunidade de estudo, um novo amor… Exu pode te ajudar em tudo isso.

Diferentemente da  maioria das entidades, Exu Bará não pode muitas coisas em sua oferenda. Coisas simples são as suas favoritas, não é nada difícil conseguir agradá-lo. Se você se empenhar, conseguirá fazer algo muito completo à entidade.

As coisas favoritas desde Exu são:

  • Pipoca
  • Doces em geral
  • Frutas descascadas

A oferenda a Exu Bará pode ser feita reunindo todas essas coisas em uma única tigela de maneira harmoniosa.

Coloque a pipoca, por  cima alguns doces e de canto algumas frutas sem casca, como o coco, por exemplo.

Para incrementar e agradar Exu, você pode acender uma vela roxa ou vermelha, que são as suas duas cores favoritas.

Quizilas de Exu Bará

Poucas postagens falam sobre as Quizilas deste Exu, mas isso é muito importante de se saber.

As oferendas são as coisas que devemos e podemos oferecer, as Quizilas são as coisas que não podemos em hipótese alguma oferecer, ou até mesmo comer dependendo da proximidade com o Exu.

Existem somente duas Quizilas deste Exu, que são o sal e as comidas brancas em geral, ele gosta de cores, de comidas felizes, as comidas brancas como a couve flor por exemplo não devem ser oferecidas ao Bará.

Sincretismo católico

Como com a maioria dos Exus e Orixás, é possível perceber sim alguns traços de sincretismo católico, afinal, uma coisa acaba sim representando a outra, quer  agente queira e quer não.

Na Igreja Católica, este Exu representa Santo Antônio, que é muito famoso e muito conhecido.

Características de Filhos de Exu Bará

Como já explicamos algumas características do Exu Bará, fica fácil perceber as características dos seus filhos. São pessoas alegres, fiéis e muito verdadeiras, que dificilmente te deixarão na mão em seus momentos mais difíceis.

São pessoas corajosas que sempre enfrentam os seus medos, mas que dificilmente compram brigas com outras pessoas por qualquer que seja o motivo. Prezam pela paz e pela boa convivência, tendem a levar uma boa vida.

Esse Exu é poderoso e muito bom de se conhecer. Pegue o que sabe dele e agregue com outros conhecimentos que puder encontrar no decorrer de sua caminhada

Tudo o que for fazer a este Exu, faça com fé e sem nenhuma dúvida, só assim você conseguirá ganhar a sua atenção e a sua providência para aquilo que você precisa dele.

Também vai gostar de ler:

Agora que você já conhece Exu Bará, faça a sua saudação e reconheça o seu poder, é assim que se ganha o bem-querer de uma entidade.

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário