Exu Pantera Negra

exu pantera negra
Escrito por Paulo Rodrigues

Para conhecer o Exu Pantera Negra é necessário fazer uma pesquisa mais ampla, afinal, este não é tão conhecido quanto o Exu Caveira, por exemplo, de quem se veem inúmeros artigos nos mais variados sites.

Essa entidade, por mais que não seja tão divulgada assim, merece ser conhecida e aclamada devido ao ser grande poder e utilidade na umbanda. Deixar de conhecê-lo é uma lacuna vazia no conhecimento da religião.

Para saber os principais tópicos sobre o Pantera Negra, continue lendo, você terá acesso a mais pura informação.

Quem é Exu Pantera Negra?

Este Exu é  um dos que mais geram confusões nas mentes dos leigos sobre a umbanda. Há algumas gerações, ele era muito mais conhecido e aclamado do que hoje em dia, devido ao seu nome, muitas pessoas o temem sem sequer conhecer.

Ele enquanto vivo era um homem de bem, um homem tranquilo que vivia a sua vida fazendo o bem. Não era um homem ranzinza e muito menos um encrenqueiro, que é o que se pensa ao ouvir o seu nome.

Ele era um bom homem, mas tinha uma força descomunal, era um dos homens mais determinados e convictos em suas opiniões, por isso levou o apelido de pantera negra.

Ele era um adepto fiel à magia; não media esforços em seus trabalhos e ficou muito conhecido por isso. Ele podia resolver praticamente tudo em pouquíssimo tempo, com seu imenso talento.

Até mesmo as piores doenças que devastavam a época em que ele viveu poderiam ser facilmente curadas por ele, para que você entenda a dimensão de seu poder com o divino.

Veja também tudo sobre o Exu Morcego

Oferendas para Exu Pantera Negra

exu pantera negra e mau

As oferendas para este Exu são muito características, você poderá reconhecer uma a partir de agora se a vir em uma rua ou encruzilhada.

Para que ele se comova em te ajudar, você precisa fazer com capricho a oferenda, ele não gosta de nada feito com má vontade ou com pouco sentimento, afinal, dedicou toda a sua vida somente à magia.

Para isso você precisará preparar um refogado de milho, faça isso com muito tempero, como se fosse para a sua própria alimentação. Depois de ponto, forre uma  tigela com farofa e coloque por cima o milho. Um pouco de feijão preparado também é bem-vindo.

Depois, coloque alguns morangos na oferenda e derrame uma colherada cheia de mel por toda ela. Deixe no centro um maço de cigarro de filtro vermelho.

Se você quiser, pode tirar um dos cigarros do maço e acendê-lo no momento da entrega da oferenda. Deixe aceso dentro da tigela junto com todas as outras coisas.

Para esta oferenda, é melhor que você deixe em um cemitério, no  chão. Depois de feito vá embora mentalizando o seu pedido sem olhar para trás.

Ponto Riscado de Exu Pantera Negra

O Exu Pantera Negra, assim como os outros Exus, tem o seu ponto riscado. É um ponto muito bonito e emocionante de se escutar, você pode até mesmo fazer a sua oferenda ouvindo ou cantarolando, é uma boa opção.

Não tenha dúvidas de que é um ponto poderoso, escute e perceberá:

O ponto é uma bela maneira de se conectar melhor com Exu, afinal, a música por si só já traz toda uma energia, quem dirá uma música tão forte sobre Exu!

Este Exu pode me fazer mal?

Essa é uma das primeiras dúvidas que uma pessoa leiga tem ao mexer com este Exu, afinal, será que o seu poder deve ser um motivo para preocupação?!

Bom, essa é uma relação bastante delicada, porque este é um Exu do bem, mas como já dito anteriormente, ele é muito poderoso.

Ele fará o bem em todas as situações, até que você peça ou mereça o mal. Se em sua oferenda você pedir pelo azar de alguém, pela morte ou falência, ele será sim capaz de fazer isso acontecer.

Se você zombar da magia ou fizer algo desrespeitoso para com ele, ele poderá sim te fazer mal, porque ele viveu para a magia.

No entanto, sendo uma boa pessoa e levando tudo para o bem, ele jamais lhe fará mal. Apenas trate-o com respeito e não zombe jamais da umbanda.

Durante a oferenda, também não faça nada de mau gosto, prefira esperar um momento onde você esteja com as energias cheias para que faça um trabalho de qualidade para essa entidade.

Então, ao final deste artigo, podemos falar sobre a importância deste Exu para a magia. Ele é muito relevante e muito especial, justamente por fazer trabalhos que outras entidades não são capazes de fazer.

Busque sempre conhecer os Exus e entidades, afinal, a magia é regida por eles em conjunto com os tão aclamados guias. Use isso a seu favor para que possa se sobressair nas situações do dia a dia.

Também pode interessar:

Qual é a sua relação com Exu Pantera Negra? Você já o conhecia? Conta pra gente!

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário