Exu Morcego

Exu Morcego
Escrito por Paulo Rodrigues

Exu Morcego é o mágico dos Exus. O que tem a feitiçaria e a arte da magia em suas  mãos, e a molda com maestria. Ele não só é muito bom nisso, mas também auxilia a todos aqueles que querem ter um maior contato com essa arte.

Ele não é tão conhecido assim, mas isso não interfere em seu trabalho. Ele é muito talentoso na arte de retirar os obsessores  de nossa vida, nos devolvendo a paz e a segurança. É neste nicho que ele mais atua.

Conhecer os  Exus e suas  falanges é algo  muito interessante, não deixe de ficar por dentro deste assunto, continue lendo!

Exu Morcego História

A História deste Exu é uma das mais características que existem. A história conta que, ao topo de uma colina, havia um imenso e belo castelo, no estilo tradicional. Ele era todo feito em pedras rústicas, podia ser visto de toda parte.

Por si só, o castelo já tinha um certo ar de mistério. O seu dono, quem viria a se tornar Exu Morcego no futuro, era um homem branco, magro e com uma aparência assustadoramente séria, reza a lenda que nunca o viram sorrir.

Na História, ele era loucamente apaixonado por uma determinada mulher, mas em uma desavença se desentenderam e ela acabou cometendo suicídio. Ele nunca foi capaz de superar a morte de sua amada, então se isolou do mundo.

Ele impediu toda a luz de entrar e, em comunhão, buscou todas  as maneiras de trazer a sua amada de volta; estudou o ocultismo em sua forma mais escancarada, possuía livros de magia de muito valor.

No entanto, acabou acumulando muitas frustrações, afinal, estudava e estudava, mas nunca conseguia de fato trazer de volta a sua amada. Num certo dia, em fúria, soltou a seguinte frase:

“Se o bem não me quer, me entrego ao mal de braços abertos!”

Neste momento então, findou-se a sua história, pois a lua  naquela noite estava em transição. Ele fez um ritual, onde se lavava no sangue de morcegos vampiros, os que se alimentavam de sangue. Ele desapareceu e se tornou um morcego, daí vem o seu nome.

Características do Exu Morcego

imagem do Exu Morcego

Como já sabemos, o tempo deste Exu é a noite, a escuridão, o breu. Precisamos ter isso em mente quando formos fazer uma oferenda ou até mesmo falar dele aos outros.

Ele gosta de fumar e beber, assim como  a grande maioria dos homens de sua época. Mas lembre-se: ele era um homem muito rico, então quando for fazer uma oferenda, dê tudo do melhor que você puder dar.

Ele gosta da cor preta e da cor vermelha, a cor do sangue e a cor da noite, bastante sugestivo e simples de se decifrar.

É um Exu sério, diferente de outros que aparecem sempre rindo e zombando, ele é discreto e quase nem se nota, pode surgir como um morcego por perto de sua casa, te rondando.

Exu Morcego trabalha para qual Orixá?

Para quem já conhece Omolu, deve saber que esse é o Orixá que rege as doenças, as mais letais de todas, que poderiam dizimar a população em questão de dias.

Justamente por isso, ele é considerado também como o orixá da morte, ele busca todos aqueles no momento do desencarne.

Não se espante ao descobrir que Exu Morcego é regido por Omolu, eles tem as suas semelhanças e juntos fazem um excelente trabalho!

Ponto de Exu Morcego

Os pontos de cada Exu são muito importantes em momentos de comunhão nos terreiros, comunicação por via de médiuns e até mesmo oferendas. Quem sabe o ponto de um Exu está na frente de quem não sabe.

O ponto de Morcego é o seguinte:

“Na casa que tem morcego
Todo mundo tem respeito (bis)
Meia noite eu vi morcego
Tenha fé não tenha medo
Quem carrega Exu morcego
Sempre quer andar direito!

Pode ser feito falado ou cantado, depende de quem faz.

Oferenda para limpeza de ambiente e desobsessão

Nada melhor para parar um obsessor do que uma oferenda forte para este Exu. Ele simplesmente irá limpar de uma vez por todas o ambiente, expulsará o mal sem pedir por permissão.

Para essa oferenda, reúna uma vela preta e uma vela vermelha, um maço de cigarros, um pouco de farofa e uma tigela de barro.

Assente na tigela a farofa, de modo que isso fique bem acomodado, depois fixe as velas, uma de cada lado e coloque o cigarro no meio. A meia-noite, leve isso a uma encruzilhada ou a um cemitério, fale ou cante o ponto e vá embora  sem olhar para trás.

Se você tem passado por momentos perturbadores dentro de sua casa, saiba que essa oferenda poderá operar verdadeiros milagres na harmonia de sua  família.

Nem sempre conseguimos  entender ao certo o trabalho dos Exus antes de conhecê-los na prática. Faça a oferenda  e aguarde pela providência.

Também pode interessar:

Não se esqueça de agradecer ao Exu Morcego quando ele te ajudar a ter mais paz em sua vida. Tenha em mente que a gratidão é a melhor saída! Boa sorte.

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário