Omolú na Umbanda

Omolú na Umbanda
Escrito por Paulo Rodrigues

Muitas pessoas têm o interesse em saber mais sobre o Omolú na Umbanda. Devido a haverem algumas outras vertentes de cada religião, algumas pessoas se confundem e se questionam sobre se o Orixá se apresenta sempre da mesma forma.

É bastante útil e até mesmo interessante saber mais sobre a religião, se aprofundar nisso e, principalmente, conhecer melhor os orixás. Isso tudo passa a ser muito mais simples quando abrimos a nossa mente e desmistificamos aquilo que não sabemos.

Se você é um leigo ou um expert, isso não importa. Continue lendo e tenha acesso às principais informações sobre a umbanda e o orixá Omolú.


Cor da guia de Omolú na umbanda

Muitas pessoas não entendem as cores das contas nos colares dos praticantes da umbanda, ou até mesmo a razão pela qual acendem velas daquelas cores.

Cada orixá tem as suas cores, isso é algo que auxilia aos seus filhos a poderem prestar homenagens, fazerem as suas próprias oferendas ou até mesmo se caracterizarem com as cores.

As cores de Omolú são branco, preto e vermelho


Características de Omolú

Omolú na Umbanda

Omolú é um dos orixás que mais prezam pela justiça, por auxiliar aqueles que realmente precisam, aqueles que são justos. Omolú odeia ver injustiças e pessoas praticando o mal contra os seus irmãos.

Omolú nunca abandona os que são dele, seus filhos ou as pessoas que sempre buscam por ele nos momentos bons e maus. Ele nunca os desampara, independendo da situação, ele nunca lança fora quem confia nele.

Ele tem o poder da cura em uma escala inimaginável aos seres humanos. Ele age sempre com muita sabedoria e acaba sendo sempre muito justo na sua escolha de quem curar e quem deixar de curar.

Esse é o orixá da morte, então é ele que nos busca para a melhor ou para a pior. Ele vem para nós e nós precisamos seguí-lo.


Filhos de Omolú na umbanda

Os filhos de Omolu carregam fortes características do pai, é possível enxergar isso de muita distância. Se você conhece bem Omolú, de fato saberá como identificar aqueles que são os seus filhos na umbanda.

Os filhos de Omolú são muito justos, assim como o pai. Não abrem mão de fazerem o certo e, acima de tudo, não se cercam de pessoas corruptas pois sentem uma imensa dificuldade em, antes de tudo, compactuar com o erro.

São pessoas muito decididas e nunca perdoam ou perdoariam uma traição. Para eles, a principal qualidade que uma pessoa precisa ter é a honestidade e, depois, a fidelidade.

São amigos e parceiros fiéis, são pessoas que tendem a valorizar muito as suas famílias de uma maneira muito bela de se ver. São pessoas que jamais deixarão você na mão nos momentos difíceis, sempre estenderão a mão em sua necessidade.

São pessoas que podem ter habilidades grandes com o aprendizado da medicina, seja ela comum ou alternativa.

Também são pessoas bastante vingativas, se você pisar no calo delas, elas não sossegarão até que pisem no seu, acreditam muito no karma.

Filhos de Omolu no amor também são ótimas pessoas, dificilmente irão te trair, mas se você o fizer, esqueça para sempre dessa pessoa, ela nunca mais confiará em você, nem mesmo em um só dia.


Saudação a Omolu na Umbanda

Cada orixá tem a sua saudação, com Omolu isso não poderia ser diferente. A saudação é muito utilizada durante oferendas, orações, homenagens e coisas do tipo. Se você é um filho de Omolú, ela será muito útil para você.

Saber das saudações de cada entidade pode ser algo libertador e ao mesmo tempo interessante. Ainda que ter em mente tudo isso em mente não seja uma regra ou uma plena necessidade, pode ser muito bom ter esse tipo de conhecimento.

Há quem diga que a saudação de Omolú é uma boa forma de se comunicar com a entidade, estabelecendo uma melhor comunicação com a mesma, mas isso, como tudo na religião, depende da pessoa, de sua fé e de sua esperança na comunicação.

Conheça a saudação:

“Atotô Obaluaiê!”

Essa é a saudação, muito utilizada nos terreiros quando consegue-se a comunicação com a entidade, muito usada também pelos seus filhos.


Oração a Omolú na Umbanda

Dentre as tantas orações para Omolú, decidimos criar a nossa para que os nossos leitores tenham também orações originais para que se inspirem na criação de suas próprias.

Sinta-se À vontade para orar quando quiser, nos dias em que achar melhor, sem nenhum tipo de burocracia. A oração pode ser feita em voz baixa ou em silêncio, isso só depende de você.

Conheça a nossa oração:

“Omolú, poderoso e tão temido, em oração me coloco para pedir proteção nos meus caminhos, para que me guarde nos trilhos da vida. Peço também para que olhe por minha saúde e guarde a minha vida até que chegue a minha hora. Assim seja.”

Cada oração, ritual e homenagem para essa entidade surte um diferente efeito. É uma entidade muito poderosa que tem muito feito em seu nome, não se acanhe jamais em fazer as suas preces.

Também pode interessar:

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Omolú na umbanda, basta que comece as suas orações e oferendas!

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário