Orixá Oxalá: História e Suas Principais Características

orixá oxala umbanda
Escrito por Paulo Rodrigues

Muitas pessoas, justamente por não conhecerem muito sobre o orixá oxalá, acabam por se perder em definições vagas e até que bastante rasas sobre este poderoso orixá.

O Oxalá na Umbanda é visto como um dos mais poderosos seres. Este é conhecido como o orixá da paz, acredita-se que este foi o verdadeiro criador de todo o universo, é possível notar aí a sua importância.

orixa oxala

Como criou tudo o que hoje existe, criou também os humanos, para quem inclina os seus ouvidos no intuito de ajudar e apaziguar as batalhas mais complexas.

Para aqueles que o tem como guia, alegria mesmo é sonhar com orixá oxalá. É um ser tão importante que acaba sendo sorte daqueles que conseguem encontra-lo em sonhos.

Este orixá é bastante conhecido por conduzir os seus filhos até a vitória, abrindo caminhos e levando os seus para o topo. É o que traz a paz ao mundo.

O orixá Oxalá na umbanda funciona como se fosse Jesus Cristo na religião católica. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas pode ajudar os leigos na hora de compreender o assunto.

Características de Oxalá

Cada orixá possui o seu próprio jogo de características. Muitas vezes estas características coincidem, mas muitas não, então vale lembrar da singularidade de cada orixá.

O Orixá Oxalá é conhecido por ser extremamente sábio. Por ser o Pai de Todos costuma a compartilhar muito do seu conhecimento com os seus filhos. 

Por ser um dos mais importantes no mundo espiritual, ele busca a perfeição em suas atitudes. Mesmo que isso seja algo inalcançável para os seres humanos, Oxalá tenta colocar os seus filhos no caminho da perfeição.

Os filhos de Oxalá na Umbanda carregam fortes características do pai, este perfeccionismo pode muito bem ser uma delas. São pessoas criativas e bastante seguras.

As principais características de oxalá são realmente o perfeccionismo e a segurança. A força também não pode passar despercebida, assim como a sabedoria.

Qual a história do Oxalá?

Como para que pudéssemos exercer a religião aqui no Brasil foram necessárias algumas adaptações, não se sabe ao certo qual é a versão mais fiel da história.

Isso, no entanto, não atrapalha, já que os fiéis tendem a levar em consideração a mais famosa teoria. Por ser a mais difundida, é mais difícil alterar os fatos, isso fideliza a informação.

Dizem que o Orixá Oxalá na Umbanda é um símbolo de teimosia, já que toda a complicação de sua história vem deste defeito. Aqueles que saem em busca de conhecer os defeitos deste orixá levam este logo no primeiro momento.

Dizem que Oxalá é o fim, a morte. Assim como exu é a conexão e o início, oxalá é o final da história. Oxalá é quem dá a vida e quem tira a vida, mas tudo isso com paz.

Dizem que quem morre na paz de Oxalá descansa, e isso é algo muito bom para se usar de conforto na perda de um ente querido. Fomos feitos por este orixá, a ele devemos todo o respeito.

Não gostamos da ideia da morte, isso é natural do ser humano uma vez que somos limitados e mortais. No entanto, alcançam sucesso aqueles que buscam, mesmo que com um certo receio, aceitar e compreender a morte.

Orixá Oxalá qualidades

filho de oxala

No Oxalá qualidades não faltam, algumas delas foram até citadas aqui já algumas vezes.  A maior e mais falada é a ótima posição paterna que este orixá assume perante aqueles que o escolhem como guia.

É um pai cuidadoso e protetor, dificilmente deixará perecer o seu filho. É muito amoroso e justo, então ao ver que os seus filhos tomam boas atitudes, ele tende a recompensá-los.

Este orixá também gosta de dar aos seus filhos bastante força para passar pelas batalhas da vida, de modo que consigam vencer os obstáculos, sempre conseguindo contornar a situação.

O orixá oxalá é conhecido como “aquele que traz a paz” então nem é necessário lembrar que a mesma não falta para os seus filhos. A paz é extremamente necessária na hora de tomar as decisões corretas.

Este é um orixá que possui um carinho especial pelos seres humanos, já que ele mesmo nos criou. Devido a isso ele não deixa de lado a sua criação, o que é de grande valia para todos nós.

Como agradar oxalá?

Muitas pessoas sentem em seus corações o dever de realizar uma oferenda para Oxalá, mas simplesmente não sabem como realizar este tipo de atividade.

Isso pode acabar sendo muito mais simples do que imaginamos. O orixá Oxalá na Umbanda gosta de receber em oferenda muitas velas brancas e frutas, muito mais simples do que as pessoas imaginam.

Muitas pessoas acham que devem realizar oferendas somente quando vão pedir algo, mas a verdade é que podemos oferecer prendas para agradecer por algo que já foi realizado.

Além disso, podemos também simplesmente realizar as oferendassem nenhuma outra intenção, Oxalá ficará ainda mais feliz com você por sua boa atitude.

Para terminar…

As pessoas têm um terrível hábito de mistificar as coisas que elas ainda não conhecem. Busque quebrar este padrão, dê uma chance para aquilo que você ainda não sabe, isso pode ser muito valioso em sua vida.

Quando conseguimos o apoio dos orixás, a nossa vida se torna muito mais fácil. Saídas surgem do meio da escuridão e tudo fica muito mais claro. Ainda mais quando se trata da harmonia com o orixá responsável pela paz no mundo.

Oração de Oxalá

Meu Pai Oxalá, neste dia que começa, venho pedir a paz a alegria e seu grande axé!

Reveste-me com a Vossa Luz e destrua as trevas que atravessarem meus caminhos.

Envolva-me em seu pano branco de paz, em tua Luz, a cada instante de meu dia.

Que Vossa sábia ajuda seja minha companheira durante todo o dia, e ilumine meu dia através de Vossa divina inspiração.

Que eu encontre neste dia, pessoas a quem eu possa confiar e compartilhar Vossa energia de paz, trazendo conforto a quem necessita e que eu possa receber somente as boas emanações da energia das pessoas.

Que eu possa conviver com todos  que me cercarem hoje e com Vossa emanação de paz, todos sintam que minha presença seja amigável.

Com Vossa Luz Meu Pai Oxalá, faça com que todos que vejam minhas vitórias, sintam-se também vitoriosos!

Que este dia eu compartilhe com todos a Luz de um Dia de Vitória, pois tenho sofrido injustiças e dores na alma e peço agora a paz e o alívio para o corpo e para o espírito.

Traga sucesso em meus trabalhos para que eu tenha um dia de realizações positivas.

Que assim seja!

Axé Meu Pai Oxalá! Axé Babá!

O Oxalá na Umbanda é extremamente importante, usando do devido respeito e bom caráter é possível estabelecer ótimas conexões com este orixá. Não se esqueça de agradecer a Exu pelo intermédio de suas orações e oferendas!

Também pode interessar:

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário