Exu Tiriri | Tudo que Precisa Saber Sobre o Exu

Exu tiriri
Escrito por Paulo Rodrigues

Muitas pessoas não sabem ao certo o papel do Exu Tiriri Lonan na umbanda e na quimbanda, mas é imprescindível que você, seguidor de uma dessas religiões, saiba ao menos o suficiente sobre essa tão poderosa entidade, que está por toda a parte.

Se você já ouviu alguém falando sobre esse exu, você já deve saber que o seu nome está sempre atrelado à mistérios, como se saber mais sobre ele fosse praticamente um privilégio de poucos. Na verdade, esse exu tão conhecido e tão misterioso, merece sim ser desvendado.

Esse Exu vem para auxiliar os negativos, aqueles que estão sofrendo opressões negativas ou até mesmo estão passando por algum tipo de confronto espiritual. Ele é uma espécie de justiceiro que vem para cobrar as contas e fazer valer as leis.

Quem é Exu Tiriri?

Exu tiriri das almas

Muitas pessoas têm o desejo de saber mais sobre essa entidade, sobre as suas atividades mais importantes e sobre as maneiras como mais costuma trabalhar. Bom, antes de tudo devemos partir do princípio: nada para em branco aos olhos de Tiriri.

É um justiceiro, quando está presente sabemos que a verdade e a justiça serão cobradas, não importa de quem quer que seja. Quem deve tem o costume de temer essa entidade, afinal, a prestação de contas vem para todos.

Essa entidade também é muito conhecida por auxiliar na quebra de feitiços negativos, como por exemplo feitiço para separar casal, feitiço para perder bebê ou até mesmo os tão temidos feitiços para morte.

Ele consegue desamarrar todas essas armadilhas, nos protegendo até mesmo de todo o mal que nós nem sequer conhecemos. Isso é algo muito importante, ainda que a grande maioria dos seres humanos não saibam disso.

Características de Exu Tiriri

Muitas pessoas gostam de entender melhor sobre as características de uma determinada entidade para que saibam reconhece-la, ou até mesmo para ficar a par sobre como ela pode soar em caso de manifestação.

Enquanto isso, outras pessoas buscam esse tipo de informação só mesmo a título de curiosidade, o que também não está nada errado.

A principal característica dessa entidade é que, antes de tudo, ela se apresenta com um ar muito forte de mistério. É uma entidade muito individual, que ao contrário de outras, não se expõe tanto assim com as pessoas.

É uma entidade séria, não espere dela gargalhadas e danças; essa é uma característica que deve ser respeitada.

Além disso, essa é uma entidade que não admite mentiras, não pense que está enganando essa linhagem de exu, pois isso não passará de uma mera ilusão.

Exu Tiriri características dos filhos

Os filhos de tiriri carregam em si fortes características do pai. Isso se dá porque a entidade possui um gênio muito forte, com definições e visões que são bastante definidas, o que acaba passando da mesma forma para os seus filhos.

Essas são pessoas de pressentimento forte, podem sentir quando alguém mal intencionado chega até o loca, acabam sentindo as más vibrações ou intenções somente pela voz de alguém ou até mesmo presença física, energia.

Não são capazes de permanecerem ao redor de pessoas com energias negativas, buscam neutralizar e minimizar isso ao máximo possível, sempre.

Acabam se tornando inimigos dos mentirosos, preferem se prejudicar à precisar mentir para alguma pessoa de seu círculo.

Exu Tiriri trabalha para qual orixá?

Muitas pessoas ficam curiosas em relação ao orixá para quem tiriri trabalha. Bom, se essa é a sua dúvida, saiba que Tiriri trabalha para ninguém mais e ninguém menos do que Ogum.

Sim, Ogum é uma das entidades mais importantes que existem. É o Orixá da guerra, aquele que jamais abandona uma batalha sem que antes lute muito em busca de vence-la. 

Para quem segue Ogum, pode ser muito interessante se aprofundar um pouco mais na história e trabalho deste Exu, afinal, é um dos braços direitos do guia.

Ponto Exu Tiriri

O ponto desta linhagem de Exu é utilizado para conseguir afastar o mal, seja ele qual for.

É utilizado para mandar embora todas as amarras negativas, com a ajuda desse ponto você se verá livre de toda a maldição colocada em sua vida.

É um ponto muito famoso, você pode até mesmo já ter ouvido falar sobre ele. Lembre-se de realizar com fé para que surta o melhor efeito:

É meia noite em ponto e o galo cantou

É meia noite em ponto e o galo cantou

Cantou pra anunciar que Tiriri chegou

Cantou pra anunciar que Tiriri chegou

Ele vem da Calunga de capa

Cartola e tridente na mão

Esse Exú de fé é quem nos traz Axé e nos dá proteção

Ele é Exú Odara e vem nos ajudar

Com seu punhal ele fura, ele corta demanda

Ele salva, ele cura

Exú Amojubá

Laroiê

Laroiê Exú, Exú Amojubá

Eu perguntei a ele o que é Exú ele vem me falar

Exú é caminho, é energia, é vida, é determinação

É cumpridor da Lei, Exú é esperto, Exú é guardião

Exú é trabalho, é alegria veloz, Exú é viver, é a magia

É o encanto, é o fogo, é o sangue na veia vibrando

Exú é prazer

Laroiê

Alaruê Exú, Exú Amojubá

Traz sua falange Exú Tiriri para trabalhar

Laroiê Exú

Laroiê Exú, Exú Amojubá

Traz sua falange Exú Tiriri para trabalhar

Vem seu Tranca-Ruas, Maria Padilha e Exú Marabô

Sete Encruzilhadas, seu Zé Pilintra aqui chegou

Maria Mulambo, Maria Farrapo e Dona Figueira

Dona Sete Saias, Pombogira menina e Rosa Vermelha

Sete Catacumbas, Exú Caveira firmam ponto aqui

E o Exú Capa Preta anunciou a festa é do Exú Tiriri

Deu meia noite em ponto!

Oferenda para Exu Tiriri

Materiais necessários:

  • Azeite de dendê
  • Uma quantidade de camarão grande
  • Temperos baianos

Modo de preparo:

Para fazer essa oferenda, prepare o camarão com capricho. Use azeite de dendê e temperos baianos. Deixe isso em uma tigela, numa encruzilhada em um dia de quarta-feira. Faça isso pensando no mal indo embora da sua vida.

Também pode interessar:

Se você sabia pouco sobre Exu Tiriri, agora você sabe o suficiente para fazer o seu ponto ou ao menos compreender mais sobre essa entidade. E aí, o que achou?

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Apaixonado pelo mundo místico e o místério das simpatias. Mestre de Reiki e pesquisador ativo em paranormalidades. Com o propósito de ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento.

* Saiba como escrever para o site, envie um email para: [email protected]

Deixe um comentário