Quem teve a oportunidade de participar da catequese ou grupos católicos já deve ter aprendido ao menos o essencial sobre o ato de contrição. No entanto, com a correria do dia a dia, acabamos deixando isso um pouco de lado.
É sempre bom relembrar das nossas orações antigas, principalmente se aprendemos isso na nossa infância. Orar é o ato mais poderoso já descoberto pelo homem, pode mudar todo o cenário de sua vida do dia para a noite.
Não importa se você é um perito ou um leigo no ato de contrição, basta que você leia a este artigo com toda a atenção e faça exatamente o que for dito aqui.
O que é o ato de contrição?
Essa é uma reza muito poderosa, muito praticada pela grande maioria dos fieis em algum momento da vida. Se você nunca a fez, não é tarde para se fazer.
O ato de contrição não é uma confissão mas é quase como se fosse. É algo para se livrar do peso dos seus pecados, daquilo que passou e daquilo te fez mal.
A parte mais importante dessa reza é que Deus quer o nosso arrependimento e é justamente para isso que ela serve, para que nós possamos enxergar com mais clareza o que temos feito de errado e nos dar a oportunidade de deixar isso para trás.
Esta oração é a maneira mais pura de assumir que nós somos verdadeiros pecadores, assumir que temos muitos erros mas que estamos dispostos a mudar. É a reza perfeita para quem quer mudar de vida de uma vez por todas.
Se você tem passado por situações onde a culpa invade e você simplesmente não sabe mais o que fazer, então talvez essa seja a hora de fazer a contrição e se livrar de vez de tudo o que tem afligido a sua alma.
Veja também: Oração de proteção
Ato de contrição pequeno
Se você quer fazer esta oração mas não tem segurança total para isso, ou não tem tempo suficiente, faça o menor deles, que funciona da mesma maneira e traz o mesmo sucesso.
Não ache que por ser menor ele será menos efetivo; ao fazer você logo poderá sentir uma sensação de alívio que envolverá a sua alma e posteriormente a sua vida.
“Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração por lhe ter ofendido, pois o Senhor é tão bom e amável. Prometo pela força da tua graça, dar o meu melhor. Misericórdia, Jesus Cristo!”