Quem teve a oportunidade de participar da catequese ou grupos católicos já deve ter aprendido ao menos o essencial sobre o ato de contrição. No entanto, com a correria do dia a dia, acabamos deixando isso um pouco de lado.

É sempre bom relembrar das nossas orações antigas, principalmente se aprendemos isso na nossa infância. Orar é o ato mais poderoso já descoberto pelo homem, pode mudar todo o cenário de sua vida do dia para a noite.

Não importa se você é um perito ou um leigo no ato de contrição, basta que você leia a este artigo com toda a atenção e faça exatamente o que for dito aqui.

O que é o ato de contrição?

Essa é uma reza muito poderosa, muito praticada pela grande maioria dos fieis em algum momento da vida. Se você nunca a fez, não é tarde para se fazer.

O ato de contrição não é uma confissão mas é quase como se fosse. É algo para se livrar do peso dos seus pecados, daquilo que passou e daquilo te fez mal.

A parte mais importante dessa reza é que Deus quer o nosso arrependimento e é justamente para isso que ela serve, para que nós possamos enxergar com mais clareza o que temos feito de errado e nos dar a oportunidade de deixar isso para trás.

Esta oração é a maneira mais pura de assumir que nós somos verdadeiros pecadores, assumir que temos muitos erros mas que estamos dispostos a mudar. É a reza perfeita para quem quer mudar de vida de uma vez por todas.

Se você tem passado por situações onde a culpa invade e você simplesmente não sabe mais o que fazer, então talvez essa seja a hora de fazer a contrição e se livrar de vez de tudo o que tem afligido a sua alma.

Veja também: