Se você, leitor, quer ficar por dentro das principais saudações aos orixás na umbanda, deve ser porque você tem alguma curiosidade nisso ou até mesmo algum interesse um pouco mais profundo do que a mera curiosidade.

Cada entidade e orixá tem o seu quadro de características, saudações, expressões… no entanto, são tantos guias que se torna uma tarefa bastante difícil fazer uma lista com todas as entidades e várias coisas sobre cada uma delas.

Mas ainda que não tenhamos uma lista completa, trazemos para você hoje a lista dos principais orixás, com suas saudações e com suas características. Bom proveito!

Oxalá

Oxalá na Umbanda é visto como o maior dos orixás. Na visão da religião ele e retratado como criador de todas as coisas. Justamente por isso [e que ele é colocado com tanta relevância, afinal, se ele foi capaz de criar o mundo, do que ele não é?

Se você tem esse orixá como guia, então você já deve saber que ele tem características fortes, mas que jamais abandona um de seus filhos por alguma razão banal. É um justiceiro nato e nada passa batido diante dos seus olhos.

Os filhos de Oxalá possuem fortes características herdadas do pai, são intolerantes à injustiça, podem acabar sendo um pouco violentos de tão vingativos, mas são acima de tudo completamente fiéis e presentes.

Saudação de Oxalá: Epá Babá Oxalá/ Exê Babá

Saudação corporal: Para fazer essa saudação você deve abrir os seus dois braços, deixando as suas mãos na altura da cabeça.

Logunã

Logunã auxilia os seres humanos a serem mais ponderados, não é um grande apoiador da idolatria religiosa, então mantém os seres humanos na linha para que não façam  o mal usando como desculpa a religião.

Os filhos de Logunã odeiam acima de tudo a falsidade e a hipocrisia, são grandes defensores da justiça e da benfeitoria, não deixam na mão quem quer que